metropoles.com

GDF cancela curso de policiais na Abin após entrave com Moro

Exercícios funcionam como “intercâmbio” entre as forças e têm por objetivo fortalecer as polícias locais e federais no combate ao PCC

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
Marcola PCC (5)
1 de 1 Marcola PCC (5) - Foto: Vinícius Santa Rosa / Metrópoles

A troca de farpas entre o Governo do Distrito Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre o “silêncio” a respeito do Presídio Federal de Brasília, onde fica a alta cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC), fez com que a Secretaria de Segurança Pública cancelasse a participação de servidores das polícias Civil e Militar em treinamento que ocorre nesta quinta-feira (23/01/2020) na capital da República.

Os servidores foram convidados pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Os execícios funcionam como uma espécie de “intercâmbio” entre as forças e têm por objetivo fortalecer as polícias locais e federais que atuam em Brasília no combate às facções criminosas, sobretudo ao PCC. Mesmo com a ausência da PCDF e PMDF, as atividades não foram canceladas e seguem com a participação de integrantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

O Metrópoles apurou que, na última semana, o GDF havia confirmado presença no evento, mas diante do entrave com o Ministério da Justiça, divulgado nessa quarta-feira (22/01/2020), decidiu cancelar de última hora o envio dos policiais ao curso. A Secretaria de Segurança Pública já tinha participado de exercícios semelhantes promovidos pelo governo federal com a mesma finalidade – aperfeiçoar o combate ao crime organizado.

Toma lá dá cá

A relação entre o governo local e o Ministério da Justiça vem azedando desde a transferência do líder do PCC Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, para o Presídio Federal de Brasília, em março do ano passado. No entanto, um megaesquema de segurança montado pelo Depen, na última terça-feira (21/01/2020), para levar Marcola ao Hospital de Base, associado a um possível plano de resgate em Brasília planejado pelo PCC, levou a discussão a para outro patamar.

Conforme antecipou a coluna Grande Angular, o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, enviou documento ao ministro afirmando que “não se justifica esse ‘silêncio’ dos órgãos federais” sobre o perigo do Presídio Federal de Brasília.

No texto, o titular da pasta local pede esclarecimentos sobre o grau de ameaça ao qual a população da capital da República está exposta em razão da permanência de líderes do crime no presídio.

Por meio de nota, o ministério de Moro voltou a assegurar que não há riscos para a população do DF devido à presença de integrantes da cúpula de organizações criminosas, como Marcola. “Os criminosos ficam recolhidos dentro dos presídios, não fora”, argumentou a pasta. Pontuou ainda que somente o GDF reclama dessa questão.

“Republiqueta de Curitiba”

Na noite dessa quarta-feira (22/01/2020), o governador Ibaneis Rocha (MDB) entrou no debate e reforçou o descontentamento com a unidade construída no DF. “Quem tem responsabilidade com todas as autoridades que estão em Brasília sou eu. Quem responderá por qualquer problema com as representações diplomáticas sou eu. Sou o único responsável pela segurança pública da capital da República”, enfatizou.

Segundo lembrou o emedebista, Brasília reúne 180 organismos internacionais, recebe cinco mil prefeitos, acolhe deputados estaduais, federais e também senadores. Inconformado com o posicionamento da pasta do ministro Sergio Moro, Ibaneis reclamou do descaso com que a área federal tem tratado a situação.

“Ele veio da republiqueta de Curitiba, isso todo mundo sabe. Mas, agora, é ministro e precisa entender que não está mais lá. Ele mora na capital do país”, disparou o titular do Palácio do Buriti.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?