GDF autoriza treinos e competições esportivas sem público
Novo decreto estabelece regras para competições profissionais e libera futebol amador, além de parques, congressos e feiras
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) prepara decreto para liberar mais atividades suspensas desde março, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O texto, que será publicado em breve, permitirá a realização de competições e treinos esportivos profissionais, assim como eventos esportivos amadores. Contudo, a presença do público segue vetada.
De acordo com o texto, atletas e demais profissionais deverão respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros em sua rotina diária, exceto durante o treinamento e as competições.
Pessoas com comorbidades para a Covid-19, definidas no Plano de Contingencia da Secretaria de Saúde, não terão acesso aos eventos dessa natureza. Caberá à Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) e à Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, em conjunto com fiscalizações tributária, de defesa do consumidor, da vigilância sanitária e das forças policiais do Distrito Federal, fiscalizarem o cumprimento das medidas e a realização das competições esportivas.
Todas as pessoas que ingressarem nos locais de competição e treinamento deverão ter aferida a temperatura corporal diariamente. Atletas e profissionais que estiverem com febre ou suspeita de infecção pelo novo coronavírus devem ser afastados de imediato.
De acordo com o texto, o uso de máscaras de proteção é obrigatório nos vestiários, onde o tempo de permanência será reduzido, e os locais de competição e treinamento deverão ser previamente desinfectados e higienizados antes do uso.
Atletas no banco de reservas deverão ocupar os espaços de maneira intercalada e usar máscara. Apenas os esportistas em campo e a arbitragem terão permissão para permanecer sem a proteção facial no tempo das competições.
Transmissão
Terão acesso aos locais de competição apenas as equipes de transmissão, jornalismo e demais atividades necessárias para a sua execução, em número reduzido de profissionais identificados dentro da área de competição.
A Secretaria de Esporte e Lazer poderá editar normas complementares de protocolos e medidas de segurança específicos, de acordo com as características de cada competição esportiva, respeitados os protocolos gerais e específicos estabelecidos no texto editado pelo Governo do Distrito Federal para reduzir o risco de transmissão da Covid-19.
Por fim, o decreto informa que as competições agropecuárias também devem obedecer aos mesmos protocolos e medidas de segurança. O mesmo texto liberou a retomada de eventos corporativos como congressos, convenções, seminários, simpósios, feiras e palestras, além de lazer, com uso de piscinas e saunas. Também será autorizado o uso de Pontos de Encontro Comunitários (PECs), parques de diversão, brinquedotecas e de provadores de roupas em lojas.
Futebol profissional em campo
Em 4 de agosto, o GDF já havia autorizado a retomada do Campeonato Brasiliense e outros torneios de futebol profissional no Distrito Federal, a partir de severo protocolo que obriga a desinfecção de estádios e instalações, o uso de máscara nos vestiários, disponibilidade de álcool em gel, além do veto da presença da torcida, entre outros pontos.
O protocolo aborda desde a obrigação da realização de testes da Covid-19 para atletas e outros profissionais de clubes, até a forma como as equipes terão acesso aos estádios.