GDF autoriza reabertura das academias a partir do dia 7, com restrições
O uso de bebedouros, chuveiros e a realização de aulas coletivas estão proibidos nos estabelecimentos do Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) autorizou a reabertura das academias de esporte de todas as modalidades a partir desta terça-feira (7/7).
Para evitar a proliferação do novo coronavírus, as unidades devem seguir protocolos e medidas de segurança estabelecidos em decreto publicado na edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta-feira (02/07). Os equipamentos devem manter o distanciamento mínimo de dois metros.
Estão proibidos o funcionamento dos bebedouros, dos chuveiros e as aulas coletivas. Todos os alunos, bem como professores, devem usar máscara de proteção facial.
Os estabelecimentos devem fechar até duas vezes por dia por pelo menos 30 minutos para limpeza geral e desinfecção dos ambientes.
Toalhas de papel e produto específico de higienização para os clientes usarem durante os treinos devem ser disponibilizados.
O espaço em que cada cliente deve se exercitar nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas, respeitando o limite de distanciamento, precisa ser delimitado com fita.
Também está proibido o contato físico em atividades desportivas. As modalidades como as lutas, danças e similares, devem ser realizadas considerando-se estratégias “pedagógicas alternativas que não exijam o contato entre os alunos”.
O decreto estabelece a suspensão da utilização de catracas e pontos eletrônicos com biometria. Ainda de acordo com o documento, as academias precisam eliminar o compartilhamento de equipamentos como alteres, caneleiras, barras, colchonetes, máquinas e similares. O estabelecimento precisa fazer a higienização ao fim de cada utilização e antes do início das atividades.
Confira o decreto:
Edição extra do DODF by Leonardo Meireles on Scribd
Outras atividades foram liberadas, como escolas, bares e restaurantes, em diferentes datas.