Feliz Natal! O GDF terceirizou comemoração para a Fecomércio
A federação coordena a programação que prevê, por exemplo, a maior árvore de Natal do Brasil com luzes que podem ser vistas a 5 quilômetros
atualizado
Compartilhar notícia
A festa de Natal no centro de Brasília virou tradição na cidade. Assim como as críticas ao governo que realiza o evento. Da estrutura montada aos gastos com a programação, tudo vira motivo de questionamento.
Neste ano será diferente. Quem vai assumir a missão de enfeitar a cidade e comandar a festa é a Fecomércio-DF, federação que reúne os comerciantes locais.
O desafio de fazer a festa virar uma referência turística do DF é do tamanho do monumento que eles pretendem iluminar: a Torre de TV, com 224 metros. Serão aplicados 500 refletores que podem ser vistos a até cinco quilômetros de distância.
A ideia da Fecomércio-DF é segurar um mês de programação, do dia 8 de dezembro (próximo domingo) até 6 de janeiro. E transformar a praça onde fica a torre em um ponto de encontro para os brasilienses.
A fonte luminosa, em frente à Torre de TV, será revitalizada, trazendo de volta o show de água e luzes.
Em um passado não muito distante, rolos com a programação de Natal já levaram à cadeia gente graúda do governo.
O ex-vice-governador Benedito Domingos acabou condenado porque teria influenciado, em 2008, o GDF a comprar enfeites de Natal da empresa do filho. Domingos, contudo, foi beneficiado pelo indulto presidencial natalino de 2017.
De uns anos para cá, o Natal não se destacou no DF. A iluminação assinada pelo governo ficou cada ano mais restrita e as festas mais sem graça.
A direção da Fecomércio decidiu descascar esse abacaxi e promete fazer do DF um novo polo turístico, assim como ocorreu em Gramado (RS) com o Natal Luz.
Em 2019, as atrações se dividirão entre a Torre de TV e as regiões administrativas.
São esperadas 30 mil pessoas para o lançamento do Natal Sempre Monumental, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e show da cantora Naiara Azevedo.
É uma aposta atrevida que terá o patrocínio do BRB Card e da Terracap. Desta vez, será presente de grego ou de Natal? Tomara que seja um final (de ano) feliz.