metropoles.com

Faltam testes rápidos para coronavírus no Hran e em unidades básicas do DF

Há também relatos de ausência do RT-PCR. Saúde diz que a situação nas UBS é pontual e que existem 83.440 exames parados por decisão judicial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Exame para coronavírus no DF
1 de 1 Exame para coronavírus no DF - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

Faltam testes rápidos para detecção do novo coronavírus no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e em unidades básicas de saúde (UBSs).

Além da unidade referência para tratamento de pacientes com a Covid-19, as UBSs de Taguatinga, Águas Claras e Vicente Pires não têm os itens.

5 imagens
Profissional da saúde colhe material para teste rápido da Covid-19
Resultado dos testes rápidos era divulgado pela internet
O exame para saber se a pessoa tem a doença sai rapidamente
1 de 5

TCU analisa suspeita sobre compra de testes rápidos contra Covid-19 no DF

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

3 de 5

Profissional da saúde colhe material para teste rápido da Covid-19

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 5

Resultado dos testes rápidos era divulgado pela internet

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 5

O exame para saber se a pessoa tem a doença sai rapidamente

Hugo Barreto/Metrópoles

A reportagem apurou que na UBS do Gama os profissionais fazem a testagem apenas quando é “realmente indicado”, pois alguns cidadãos estariam procurando a unidade toda semana a fim de realizar o exame.

No Hran, os testes rápidos para detecção do coronavírus estão em falta pelo menos desde a semana passada. “Vou fazer no laboratório particular porque não tem teste na rede pública”, disse à coluna Grande Angular uma pessoa que procurou o Hran na manhã desta terça-feira e não conseguiu fazer o exame.

Há também relatos da ausência do exame RT-PCR. Entretanto, de acordo com informação apurada pela coluna, está faltando o reagente e, por isso, o resultado tem demorado a sair.

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF confirmou a situação nas UBSs. Disse que a circunstância é pontual e acontece “por conta da grande procura da população”.

A pasta esclarece a diferença entre o teste RT-PCR – um exame molecular – e os exames rápidos – que usam o sangue e são os testes sorológicos. E afirma que não há falta de RT-PCR.

“O que está acontecendo é uma demora maior para o resultado devido à falta de reagentes para extração do RNA automatizado. O trabalho continua sendo realizado manualmente. Nesse sentido, é preciso esclarecer que há falta mundial desses reagentes e, além disso, houve a suspensão dos processos de compras pelo Ministério Público e a Justiça do Distrito Federal”, afirma a secretaria, em nota.

Decisão judicial

A pasta afirmou que a Justiça suspendeu a contratação de 100 mil testes para o sistema drive-thru e a compra de 1 milhão de testes rápidos. A Secretaria de Saúde do DF disse que tem estoque de 83.440 exames, mas, em função de decisão judicial, não podem ser distribuídos.

Outros 300 mil testes foram doados à rede pública de saúde da capital do país. Segundo a pasta, eles estão sendo analisados e, após o atestado de qualidade da área técnica, serão distribuídos.

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, o drive-thru realizou 227.296 testes rápidos e 18.284 casos positivos foram diagnosticados.

O Distrito Federal registrou, do início da pandemia até a tarde desta terça-feira (14/7), 877 óbitos por coronavírus e 72.395 casos confirmados da doença.

“Em virtude do cenário epidemiológico atual para a Covid-19 no DF, o serviço passou a ser ampliado e disponibilizado nas 172 UBSs do Distrito Federal com os recursos que a SES ainda dispõe”, pontuou.

A reportagem ainda espera resposta da pasta sobre a situação específica do Hran.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?