Ex-diretor do Iges, general Gislei assume chefia do Instituto de Cardiologia do DF
O ICDF passa por uma crise financeira que foi agravada pela pandemia da Covid-19. A entidade anunciou nova diretoria nesta segunda (11/1)
atualizado
Compartilhar notícia
O general do Exército Gislei Morais de Oliveira (que está de gravata verde na foto) assumiu, nesta segunda-feira (11/1), o cargo de superintendente do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).
Gislei atuou como superintendente de Administração e diretor de Planejamento do Instituto de Gestão Estratégica do DF (Iges-DF). Em setembro de 2020, ele foi anunciado como substituto do então diretor-presidente, Sérgio Luiz da Costa, que foi exonerado do cargo.
Valda César é a nova gerente-geral Administrativa do ICDF. Helder Rêgo assume a chefia da Assessoria Jurídica e Serviços Especializados. Ambos também passaram pelo Iges-DF como superintendente adjunta Administrativa e chefe de gabinete, respectivamente.
A ex-superintendente do ICDF Núbia Vieira permanece na entidade como assessora institucional. O médico cirurgião hepático André Watanabe continua como diretor do ICDF.
Crise
O ICDF passa por uma crise financeira que foi agravada pela pandemia de Covid-19. Alegando escassez de insumos, a entidade suspendeu, em agosto de 2020, todas as intervenções eletivas, principalmente para procedimentos cardíacos. As cirurgias de emergência e transplantes foram mantidos, segundo o ICDF.
Ao anunciar a diretoria, o instituo disse que os profissionais assumem a gestão estratégica da instituição “com o desafio de superar as adversidades enfrentadas”. Segundo a assessoria do ICDF, o superintendente-geral da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), Rogério Pires, e o diretor-secretário da FUC, Gustavo Glotz, destacaram que os novos gestores “buscam a reestruturação da instituição, além de contribuir para o fortalecimento das equipes e o desenvolvimento institucional”.
O ICDF é uma instituição filantrópica e atende pacientes da rede pública do DF por meio de repasses da Secretaria de Saúde. A unidade também recebe pacientes particulares e por meio de convênios. O instituto é administrado pela FUC e está localizado no Hospital das Forças Armadas (HFA), no Sudoeste.