Dossiê aponta suposto desvio de emenda de candidato a prefeito de Luziânia
O documento com informações sobre a instituição beneficiada foi produzido pela Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado
atualizado
Compartilhar notícia
A Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, produziu um dossiê com informações sobre suposto desvio de verba pública destinada à Casa de Apoio Paixão Pela Vida, com sede em Piracanjuba (GO), a cerca de 80 km de Goiânia.
A entidade seria a destinatária de R$ 701 mil em emenda parlamentar do deputado estadual e candidato a prefeito de Luziânia Diego Sorgatto (DEM). Luziânia fica no Entorno do Distrito Federal.
Segundo o dossiê obtido pela coluna Grande Angular, de julho de 2020, chama atenção o fato de a verba ter sido destinada diretamente para a instituição, e não para a Prefeitura de Piracanjuba. A entidade, contudo, nega essa informação.
A presidente do instituto sem fins lucrativos e candidata a prefeita de Piracanjuba, Ellen Rezende de Lima Meneses (PSB), declarou, nas redes sociais, que o dinheiro seria usado para atendimentos gratuitos à população de Piracanjuba.
O dossiê, classificado como sigiloso, destacou que Ellen apoiou a candidatura à reeleição de deputado estadual de Sorgatto em 2018 e, no ano de 2019, a instituição que ela preside recebeu verba de R$ 701 mil do parlamentar. Em março deste ano, Ellen foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga.
“Denúncias veiculadas nas redes sociais noticiaram que a entidade presidida por Ellen estaria desviando estes recursos recebidos para empresa ligada a ela, pois, segundo informações coletadas, o recurso só poderia ser destinado aos cidadãos da cidade de Piracanjuba para pagamento dos seguintes exames: ressonância, exame de P.S.A, ultrassom, tomografia e eletrocardiograma”, assinalou.
A Casa Paixão Pela Vida é a única sócia da empresa Clínica Paixão Pela Vida, com sede em Goiânia. A unidade tem como atividade econômica principal, registrada na Receita Federal, atendimento médico ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos.
Carlinhos Cachoeira
A entidade teria ligação com a empresa Realcap, cujo um dos sócios é o “conhecidíssimo explorador de jogos de azar Arnaldo Rúbio Junior”, indiciado com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.
“Com a prisão de Carlinhos, teria assumido o comando da organização criminosa na exploração de jogos de azar em Goiás e em outros estados, fato que levou sua prisão pela Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco), na Operação Jackpot”, apontou.
Confira trechos do dossiê:
À coluna, a Polícia Civil de Goiás disse que não vai se manifestar a respeito do caso.
O outro lado
Advogado da Casa Paixão Pela Vida e de Ellen, Jucene Estevão afirmou que o dinheiro oriundo da emenda parlamentar está depositado na conta da Prefeitura de Piracanjuba, que tem um contrato firmado com a entidade. “A instituição presta o serviço, emite a nota fiscal e quem paga é a Prefeitura”, alegou.
Estevão pontuou que nunca foi realizado, na clínica ligada à Casa Paixão Pela Vida, exame pago com esses recursos. Sobre a Realcap, informou que se trata de uma doadora da instituição. “É completamente legal”, apontou.
O advogado assinalou que o dossiê surgiu de denúncias anônimas e que o caso só voltou à tona por causa da proximidade com a eleição e para prejudicar os dois candidatos.
A coluna não recebeu retorno da assessoria do deputado Diego Sorgatto até a publicação desta matéria. A reportagem não conseguiu falar com a Realcap. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.