metropoles.com

Datafolha: Eliana tem 15% dos votos. Rollemberg, a maior rejeição

Pesquisa encomendada pela TV Globo e Folha de S.Paulo revela empate técnico entre os três primeiros colocados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Eliana-e-Alirio (1)
1 de 1 Eliana-e-Alirio (1) - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quarta-feira (22/8) aponta Eliana Pedrosa (Pros) com 15% das intenções de voto para o Governo do Distrito Federal. Em seguida, Rodrigo Rollemberg (PSB) aparece com 14% e Rogério Rosso (PSD) reúne preferência de 13% dos eleitores.

Alberto Fraga, do DEM, está na quarta colocação com 8% dos votantes. Uma parcela de 5% dos eleitores prefere o general Paulo Chagas, do PRP. Fátima Sousa (PSol) e Miragaya, do PT, têm 3% das intenções de voto no DF. Alexandre Guerra, do Novo, e Ibaneis Rocha, do MDB, estão com 2%. Guillen, do PSTU, e Renan Rosa (PCO) alcançam percentual de 1%.

Como a margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, a leitura do cenário medido pelo Datafollha no DF é de empate técnico entre os três primeiros candidatos, ou seja, Eliana Pedrosa, Rollemberg e Rogério Rosso.

A pesquisa, encomendada pela Folha de S. Paulo e TV Globo, foi realizada entre os dias 20 e 21 de agosto, quando foram ouvidos 919 eleitores de todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

De acordo com a versão espontânea do levantamento – quando o pesquisador não sugere os nomes dos candidatos, mas apenas pergunta em quem o eleitor pretende votar –, Rollemberg aparece com 8%, seguido por Eliana Pedrosa (4%), Alberto Fraga (3%), Rogério Rosso (3%), Alexandre Guerra (1%), Fátima Sousa (1%), General Paulo Chagas (1%), Ibaneis (1%) e Miragaya (1%).

Brancos e nulos
Um total de 24% dos eleitores respondeu que vai votar branco ou nulo e outros 8% disseram não saber em quem votar quando estimulados com os 11 candidatos que se apresentaram à disputa pelo Palácio do Buriti.

No caso da pesquisa espontânea, 16% declararam que vão optar pelo branco ou nulo e um conjunto de 57% afirmou não saber ainda em quem votar.

Rejeição
Entre os 11 candidatos ao GDF, o campeão de rejeição é o governador Rodrigo Rollemberg. Um total de 49% dos entrevistados respondeu que não votaria nele de jeito nenhum. A segunda maior rejeição é ao nome de Alberto Fraga (28%), seguida por Eliana Pedrosa (21%), Rogério Rosso (19%), Miragaya (16%). Alexandre Guerra é quem apresenta a menor rejeição entre todos os postulantes, de apenas 1%.

Confira o ranking:

Pesquisa estimulada para governador:

Eliana Pedrosa (Pros): 15%
Rodrigo Rollemberg (PSB): 14%
Rogério Rosso (PSD): 13%
Alberto Fraga (DEM): 8%
General Paulo Chagas (PRP): 5%
Fátima Sousa (PSol): 3%
Miragaya (PT): 3%
Alexandre Guerra (Novo): 2%
Ibaneis Rocha (MDB): 2%
Guillen (PSTU): 1%
Renan Rosa (PCO): 1%
Brancos/Nulos: 24%
Não sabe: 8%

Pesquisa espontânea para governador (quando o pesquisador não sugere os nomes dos candidatos, mas apenas pergunta em quem o eleitor pretende votar):

Rodrigo Rollemberg (PSB): 8%
Eliana Pedrosa (Pros): 4%
Alberto Fraga (DEM): 3%
Rogério Rosso (PSD): 3%
General Paulo Chagas (PRP): 1%
Fátima Sousa (PSol): 1%
Miragaya (PT): 1%
Alexandre Guerra (Novo): 1%
Ibaneis Rocha (MDB): 1%
Brancos/Nulos: 16%
Não sabe: 57%

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?