metropoles.com

Covid-19: STF nega pedido do GDF para União adotar teletrabalho

Decisão é da ministra Cármen Lúcia. Segundo a magistrada, a demanda do Buriti, que tenta frear o coronavírus, “fere a separação de Poderes”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia negou o pedido do Governo do Distrito Federal (GDF) para que a União adote o teletrabalho nos órgãos públicos federais da capital do país. O Palácio do Buriti apelou à Corte na tentativa de frear a pandemia de coronavírus em Brasília.

A magistrada entendeu que o pedido “fere a separação de Poderes ao obrigar a União a seguir regra distrital para servidores federais”.

Na decisão, a ministra pontuou a falta de entendimento entre os governos. “O que nela parece, melancolicamente, demonstrado é a incapacidade de se dar cumprimento à harmonia que a federação impõe aos governantes dos diferentes entes estatais e a desistência dos administradores públicos de dar cobro a suas obrigações de se articularem em atuação apartidária, racional e legítima na busca efetiva, eficaz e séria do interesse público específico”, afirmou Cármen Lúcia.

Na ação, a Procuradoria-Geral do DF pediu o deferimento da tutela cautelar, a fim de que a medida fosse adotada para a totalidade dos servidores públicos federais e dos empregados da administração pública direta, indireta, autárquica, fundacional, empresas públicas e sociedades de economia mista, incluindo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, lotados no DF.

O pedido excluiu os serviços públicos essenciais e aqueles diretamente envolvidos no enfrentamento da pandemia do coronavírus. O GDF lembra que já está adotando o teletrabalho nos órgãos locais.

Em outra frente, os servidores públicos federais pedirão, ainda nesta semana, ao Ministério da Economia, regulador do funcionalismo, que libere todos os empregados públicos para o trabalho remoto.

Desde o avanço do coronavírus, causador da Covid-19, o governo federal editou regras para o afastamento de grupos de risco, como pessoas acima de 60 anos e doentes crônicos. Mas muitos funcionários ainda estão trabalhando na Esplanada dos Ministérios, o que causa preocupação entre os servidores.

Segundo o Palácio do Planalto, o teletrabalho está autorizado no âmbito federal desde a semana passada. “Cabe ao gestor de cada órgão regulamentar a atividade”, ressaltou o Executivo nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?