Coronavírus: GDF usará equipamentos para detectar vírus em aviões
Também serão usados aparelhos que medem a temperatura dos passageiros que desembarcam no aeroporto e na rodoviária interestadual
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta sexta-feira (13/03), um pacote de medidas para o enfrentamento ao coronavírus no DF. Entre as ações, está a utilização de equipamentos modernos pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). A corporação tem à disposição aparelhos que detectam a presença do coronavírus em partículas de ar dentro dos aviões.
A utilização de infravermelho para verificar a temperatura de pessoas em filas do Aeroporto Internacional de Brasília e da Rodoviária Interestadual de Brasília também faz parte do plano com ações coordenadas para prevenir a disseminação do coronavírus no DF.
Ao justificar as medidas, o emedebista afirmou: “Temos que evitar que essa pandemia chegue à população do Distrito Federal”.
Ibaneis anunciou a contratação de 230 profissionais da área de saúde para apoiar as atividades e a ampliação de 70 leitos de unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 deles no Sírio-Libanês, hospital privado.
O GDF ainda vai criar oito equipes compostas por médico, enfermeiro e técnico para coletar, em residências, material dos casos suspeitos de coronavírus. As informações foram postadas na rede social em um vídeo gravado pelo governador.
Confira:
As informações e ações do trabalho do GDF na prevenção do coronavírus serão centralizadas no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB).
Também foi criado um grupo executivo para desenvolvimento de ações de prevenção e mitigação ao coronavírus e à dengue. O decreto estabelece adoção de medidas de contenção e enfrentamento de ambas as enfermidades. Nove órgãos do GDF integram o colegiado.