Coronavírus: Caesb não vai cortar água de inadimplentes
Iniciativa faz parte de medidas da companhia para o combate ao Covid-19. Mas continuará atenta aos devedores recorrentes
atualizado
Compartilhar notícia
Para ajudar a população no combate à disseminação do novo coronavírus, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) afirma que não haverá corte de água por inadimplência enquanto os decretos do GDF estiverem em vigência. Depois desse período, porém, a empresa seguirá vigilante com a lista dos devedores recorrentes.
A Caesb não está fazendo atendimentos presenciais. Entretanto, atividades operacionais, como tratamento e manutenções emergenciais nas redes de água e esgoto, continuam normalmente.
Obras ou serviços de manutenção que estavam programados e pudessem causar interrupção no fornecimento por mais de seis horas também estão proibidos.
Uma questão importante: os profissionais que fazem a leitura dos hidrômetros não podem ter contato com os clientes. Em caso de risco, os usuários podem informar os dados por fotografia na Agência Virtual ou no WhatsApp (para as regiões que contam com o serviço — veja abaixo). Mas a imagem deve ser tirada no mesmo dia, apesar de o ajuste da conta só ocorrer três dias depois.
Se não for permitida a leitura, mesmo que a pessoa esteja em casa, haverá o registro e o faturamento pela média.
Canais de comunicação
E caso a leitura não seja feita, é possível informar a Caesb por algum dos canais de comunicação. Há também o cadastro da autoleitura no site da Caesb. Ele vale por cinco meses consecutivos.
A empresa lembra que segue com os canais telefônico e eletrônico para atender os cidadãos. O contato pode ser feito por meio do site (clique aqui), pelos aplicativos para Android e iOS e pela Central de Relacionamento com o Cliente (número 115).
Existe também a possibilidade de utilizar o WhatsApp, pelo número (61) 98480-5115. Porém, não é válido para todas as cidades, somente para as regiões de Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, Planaltina e Taguatinga. Por ele, também é possível enviar foto para leitura.