metropoles.com

Coronavírus: 2º dia de testagem no DF tem 3.359 exames, com 41 positivos

O posto de atendimento montado no Estádio Mané Garrincha aplicou o maior número de testes: 759, com sete resultados positivos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Testagem em massa no DF deve ir até o dia 30 de maio
1 de 1 Testagem em massa no DF deve ir até o dia 30 de maio - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Secretaria de Saúde do DF aplicou nesta quarta-feira (22/04), segundo dia de testagem em massa em Águas Claras e no Plano Piloto, 3.359 exames para detecção do novo coronavírus. O diagnóstico foi positivo para 41 pessoas.

O posto de atendimento montado no Estádio Mané Garrincha aplicou o maior número de testes: 759, com sete resultados positivos.

Na Unieuro e na Uniplan, ambas em Águas Claras, 12 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19.

Confira:

Nos dois dias da força-tarefa, foram feitos 6.555 testes, sendo que 87 constataram a Covid-19.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes atendidos no drive-thru podem ser direcionados ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no atendimento de pacientes com a Covid-19, caso haja necessidade.

Até o final de maio, o governador Ibaneis Rocha (MDB) planeja fazer 450 mil testes no DF. “Isso significa um número próximo de 15% da nossa população”, apontou.

Segundo Ibaneis, o mapeamento vai nortear as ações do governo para a reabertura gradual do comércio e das atividades na cidade.

São oito postos de atendimento divididos entre o Plano Piloto e Águas Claras. No centro de Brasília, os testes são aplicados no Estádio Mané Garrincha e nos estacionamentos 4, 6, 11 e 13 do Parque da Cidade.

Em Águas Claras, é possível fazer o exame na Residência Oficial do Governador, na Unieuro e na Uniplan.

Confira aqui todas as regras de testagem em massa no DF.

Sintomas

O grupo prioritário é formado por pessoas com sintomas de gripes, incluindo febre. Os cidadãos devem estar com sintomas há, no mínimo, sete dias, conforme orientação dos fabricantes dos testes. É preciso levar documento de identificação e comprovante de residência.

As pessoas que forem aos pontos de testagem serão cadastradas na entrada e passarão por triagem de temperatura que será feita pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), por meio de câmaras térmicas.

A testagem está sendo feita por ordem de chegada, dentro do veículo. É proibido descer sem orientação da equipe do GDF.

A Secretaria de Saúde orienta que os cidadãos interessados na testagem devem sair de casa utilizando máscaras faciais. A recomendação é de que cada carro deve ter no máximo quatro pessoas.

Os profissionais de saúde, devidamente identificados, aplicarão os testes. Para esse serviço, a Secretaria de Saúde do DF montou equipes com apoio de técnicos de enfermagem e enfermeiros do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF).

Tipos de testes

Estão sendo usados dois tipos de exames para detecção exclusiva do coronavírus nessa testagem em massa. Um teste utiliza uma gota de sangue para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM) que funcionam como defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus que causa a Covid-19. O resultado sai em 30 minutos e o doente vai recebê-lo após a coleta.

O outro exame usa material da garganta e do nariz do paciente através de um swab (cotonete), que será analisado em laboratório. O resultado é mais demorado e sai em até 48 horas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?