Chico Vigilante apresenta projeto para barrar reajuste na conta de luz
Distrital argumenta que os aumentos aplicados pela CEB no governo Rollemberg superam, e muito, a inflação do período
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) protocolou, nesta quarta-feira (20/6), projeto de decreto legislativo para impedir a aplicação do reajuste extra na conta de luz dos brasilienses. O aumento médio de 8,81% foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e entra em vigor nesta sexta-feira (22).
A expectativa do distrital é de que a proposta seja apreciada pelo plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) o mais rápido possível. Para Vigilante, o aumento, além de estar acima da inflação, afeta principalmente a população mais pobre. “A CEB não pode visar apenas ao lucro. Ela fornece um serviço para toda a população do DF. O aumento pode causar ainda mais desemprego, além de pesar no orçamento das famílias”, ressaltou.
No projeto, o deputado distrital argumenta que o reajuste aprovado esta semana é o quinto enfrentado pelos brasilienses durante a gestão Rollemberg. “O acumulado dos aumentos é de 80%, enquanto a inflação no mesmo período foi de 22%”, afirma.
Ao solicitar o reajuste extraordinário, a Companhia Energética de Brasília (CEB) argumentou que precisava balancear as contas. Segundo a estatal, os custos com compra de energia e encargos setoriais não foram totalmente cobertos com o último reajuste (de 8,46%), aplicado em outubro de 2017.
Confira a íntegra da proposta: