metropoles.com

Cade aprova venda da CEB Distribuição para empresa da Neoenergia

A Bahia Geração de Energia, da Neoenergia, deu o maior lance no leilão de privatização da estatal do DF, no valor de R$ 2,515 bilhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
Sede do Cade em Brasília
1 de 1 Sede do Cade em Brasília - Foto: Vinícius Santa Rosa / Metrópoles

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, nesta quinta-feira (14/1), a venda da CEB Distribuição para a Bahia Geração de Energia, empresa da Neoenergia.

A Bahia Geração de Energia apresentou o maior lance para a compra da estatal do Distrito Federal, de R$ 2,515 bilhões. O aval dado pelo Cade é um dos últimos passos para finalizar a privatização da CEB. Para assinatura do contrato, contudo, ainda é preciso resposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O Cade e a Aneel foram acionados em 24 de dezembro de 2020, 20 dias antes do previsto no cronograma oficial da privatização. A estimativa é que a operação bilionária possa ser concluída no próximo mês.

Na análise, o Cade considerou a possibilidade de efeitos da transferência do controle acionário da estatal sobre o mercado de distribuição de energia elétrica. A coluna Grande Angular apurou que as estimativas da CEB Distribuição e do Grupo Iberdrola – dono da Neoenergia – de participação no mercado ficaram abaixo de 20% nos quesitos receita, consumo de energia e unidades consumidoras, em 2019.

Discussão judicial

Parlamentares foram à Justiça questionar o processo de venda da estatal, que não passou pela Câmara Legislativa do DF (CLDF).

A última decisão, do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, dá garantia para o Governo do DF finalizar a privatização.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?