metropoles.com

BB diz que o presidente André Brandão não pediu renúncia do cargo

Após notícias da imprensa informarem que André Brandão colocou o cargo à disposição de Bolsonaro, Banco do Brasil divulgou um Fato Relevante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MICHAEL MELO/METRÓPOLES
Banco do Brasil (BB)
1 de 1 Banco do Brasil (BB) - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

Horas após notícias da imprensa informarem que o presidente do Banco do Brasil, André Brandão, havia colocado o cargo à disposição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a instituição financeira emitiu um Fato Relevante no qual nega a saída do gestor.

No documento divulgado na noite desta sexta-feira (26/2), o BB informa que não houve pedido de renúncia por parte de Brandão. “Ademais, o BB não tem conhecimento das fontes das notícias veiculadas. Fatos adicionais, julgados relevantes, serão prontamente divulgados ao mercado”, pontuou o banco.

A informação de que Brandão havia decidido deixar a instituição, primeiramente publicada pelo jornal O Globo, foi confirmada para a coluna Grande Angular por fontes do primeiro escalão do governo federal.

O nome do substituto de Brandão ainda não está definido, mas a tendência é que o próximo presidente seja escolhido entre integrantes de carreira da instituição financeira.

Há algumas semanas, o atual presidente do BB tem demonstrado incômodo com os sinais mandados por Bolsonaro em relação à sua atuação. O anúncio, em janeiro, de uma reestruturação no banco com programas de demissão voluntária desagradou o presidente da República.

Cotados

Um dos nomes aventados para substituir André Brandão é o de Paulo Henrique Costa. Ele preside, desde 2019, o Banco de Brasília (BRB) e é funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, onde chegou a ocupar a vice-presidência.

Paulo Henrique é respeitado no meio e conhecido pela força de trabalho que tem. Até agora, no entanto, não houve sondagem oficial. O governador do DF, Ibaneis Rocha, tem relação boa e estreita com Bolsonaro, o que pode facilitar uma eventual migração de Paulo Henrique Costa do BRB para o BB. Por enquanto, contudo, não houve qualquer abordagem do assunto entre o governo federal e Ibaneis.

Segundo informações de O Globo, outros nomes cotados são o do secretário executivo do Ministério da Cidadania, Antônio Barreto, e o do presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

Confira o Fato Relevante publicado pelo BB:

Fato Relevante do BB sobre saída de André Brandão
Fato Relevante do BB sobre saída de André Brandão

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?