metropoles.com

Após tentativa de ataque hacker, GDF orienta servidores em teletrabalho

As recomendações incluem cuidados como a troca de senhas de acesso aos sistemas. Estado ainda é de alerta máximo, de acordo com a pasta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Buriti
1 de 1 Buriti - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Após a tentativa de ataque de hackers aos sistemas do Governo do Distrito Federal (GDF) no dia 5 de novembro, a Secretaria de Economia divulgou orientações para aumentar a segurança dos servidores em teletrabalho. Entre as quais, a troca de senhas e a atualização do antivírus do computador. Outra recomendação é não clicar em links ou baixar arquivos de remetentes suspeitos e desconhecidos.

As equipes de tecnologia da informação do GDF continuam em alerta máximo, já que o grupo responsável pelo ataque fez novas ameaças aos sistemas governamentais. Como mostrou a Grande Angular, a Subsecretaria de Tecnologia, da Secretaria de Economia do Distrito Federal, encontrou um pedido de resgate que seria disseminado caso os dados fossem roubados. A solicitação era a mesma enviada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que foi alvo no dia 3 de novembro.

Toda a estrutura de tecnologia do Governo do Distrito Federal (GDF) é administrada pela Secretaria de Economia. À coluna, o titular da pasta, André Clemente, disse que o sistema é utilizado por 150 mil servidores que atendem 3 milhões de pessoas.

O ataque aos sistemas é investigado pela Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Confira as recomendações:
Orientações de segurança

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?