Enem: vice-líder do PCdoB protocola convocação de Weintraub
A ideia é que ele preste esclarecimentos sobre os erros registrados na aplicação do Enem 2019
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-líder do PCdoB, o deputado federal Márcio Jerry (MA), protocolou nesta terça-feira (04/02/2020), na Câmara dos Deputados, requerimento de convocação para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, preste esclarecimentos sobre a gravidade dos fatos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2019 e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O cálculo das notas e o impacto do erro na correção do último exame, inicialmente causado por um problema mecânico na gráfica responsável pela impressão das provas, fez com que quase 6 mil candidatos tivessem problemas na contagem de suas notas em todo o país. A situação afetou o Sisu e o acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Os três acabaram atrasados.
“O calendário educacional de 2020 já está em plena atividade e o MEC ainda não deu respostas para questões de grande relevância para a área, como a definição de repasses para estados e municípios para viabilizar matrícula e merenda de alunos em todo país. A crise permanece e as ocorrências de erros do Enem se sucedem, enquanto o ministro minimiza falhas, ataca a imprensa e brinca com o futuro de milhares de estudantes”, disse o autor do pedido de convocação.
Antes dos problemas virem à tona, Weintraub declarou que o Enem de 2019 havia sido “comprovadamente o melhor Enem de todos os tempos, em termos de questões, de execuções”. “Não teve problema algum aqui dentro do MEC, pouquíssimas ocorrências fora, a maior participação de todos os tempos, um custo bem mais baixo por aluno. Isso que vocês estão vendo no Enem é resultado de boa gestão”, disse, à época.
Além do requerimento de Jerry, Alessandro Molon (PSB-RJ) e os 10 deputados que compõem a Bancada do PSol na Câmara apresentaram requerimentos exigindo o comparecimento de Weintraub no plenário da Casa.