metropoles.com

Land Rover ressuscita o icônico Defender 60 e 90. Vejam o que mudou

Modelo mantém característica visual quadradona, mas até opção de motor elétrico ganhou. Só chega ao Brasil, no entanto, no ano que vem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Land Rover/Divulgação
Foto: Land Rover/Divulgação
1 de 1 Foto: Land Rover/Divulgação - Foto: Foto: Land Rover/Divulgação

O lendário jipe Defender renasceu no Salão de Frankfurt, na Alemanha, nesta quarta-feira (10). Sim, antes que perguntem: ele vem para o Brasil, mas só lá para o meio de 2020. E o que muda? Vejamos: as características do antigo xodó dos aventureiros foram preservadas (a silhueta e as formas quadradas, por exemplo, e a força). No mais, parece que só: toda a construção tem diferenças tecnológicas relevantes, o que é compreensível. Sem isso, dificilmente um carro desse porte histórico ‘voltaria’: motorizações eletrificadas serão introduzidas ao Defender com opções de veículos elétricos mild-hybrid e plug-in, em complemento aos conhecidos das versões diesel ou gasolina.

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

A diesel vem com um 2.0 turbo em versões D200 ou D240 (de 200cv e 240cv, respectivamente). A gasolina, os P300 (motor 2.0 turbo de quatro cilindros) e P400 MHEV (3.0 de seis cilindros). Este último é acoplado a um turbo e um compressor elétrico de 48V, sendo capaz de entregar 400cv de potência e 56 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos. O câmbio é único: automático de 8 marchas da ZF.

O modelo agora é ‘vendido’ como o “Defender do século 21”, mas valente e robusto. Foi montado uma nova arquitetura, chamada de D7x e baseada em um monobloco de alumínio, rígido e desenvolvido para resistir ao procedimento Extreme Event Test, que aplica repetidos e contínuos impactos, muito acima dos padrões normais para um SUV.

Foto: Land Rover/Divulgação

A suspensão é do tipo independente, com função pneumática ou com molas tradicionais que ajudam a adoção de motores eletrificados. A depender dos números mostrados na Alemanha, a valentia foi mantida: a distância em relação ao solo é de 29,1cm, com ângulos de ataque, de dorso e de saída, respectivamente, de 38º, 28º (31º no Defender 90) e 40º. E a surpresa: é possível levar 5, 6 ou 7 passageiros (neste último caso apenas na versão 110) graças à adoção de um terceiro banco na dianteira, a exemplo do primeiro Defender

E no interior?
A ideia da montadora foi mostrar elementos estruturais que ficam normalmente escondidos. Confiram nas imagens. Veja onde fica a manopla de câmbio, que foi montada no painel para acomodar um assento opcional extra central dianteiros.

Foto: Land Rover/Divulgação

Há funções user-friendly a granel. O piso emborrachado foi feito para ser durável e evitar estragos resultantes das aventuras diárias.  Um teto de tecido dobrável opcional proporciona a sensação de teto aberto e permite que os passageiros nos assentos da segunda fileira do 110 se levantem quando estacionados para proporcionar uma experiência completa de safári. 

 


E mais

O Defender consegue atravessar trechos alagados de até 90 centímetros

Foto: Land Rover/Divulgação

√ A carga útil máxima é de 900kg, que pode ser combinada com o teto estático de até 300kg e reboque (capacidade) de 3,720 g 

√ Para tirá-lo da cova da memória, foram realizados mais de 62 mil testes – e percorridos nada menos que 1,2 milhão de quilômetros: de ambientes desérticos, com calor de 50ºC, ao inverno ártico de -40°C.

√ E as dimensões? O 110 (versão longa, com 4 portas) mede 4,76m de comprimento, com 2m de largura, 1,98m de altura e 3m de entre-eixos. O 90 traz comprimento de 4,32m e entre-eixos de 2,58m.


 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?