metropoles.com

Detran dá a largada para adotar a nova placa padrão Mercosul no DF

Além de mais elementos de segurança, ela trará 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números (exemplo: BRA 3A18). O preço ainda não foi definido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
1 de 1 - Foto: null

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já começou a contagem regressiva para adotar a placa Mercosul, padrão que unifica e integra a identificação de veículos em todos os países-membros do Mercado Comum do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

A nova placa terá, em vez de três letras e quatro números, três letras, um número, uma letra e dois números (BRA 3A18, por exemplo).

Segundo Uelson Prazeres, da diretoria de Controle de Veículos e Condutores do Detran-DF, a data-limite para a implantação dos novos modelos em todo o país é 1º de dezembro deste ano.

Porém, o processo de licitação da empresa que fará as novas placas – físicas, pois a tecnologia é exclusiva do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – já começou. Agora, será feita a compra das blanks (a chapa pronta) a uma das empresas credenciadas junto ao Denatran e, seguida, esta as distribuirá no DF. A partir de então, as 17 estampadoras credenciadas só poderão usar as chapas dessa empresa credenciada..

Preços
Os valores de emplacamento continuam a cargo de cada Detran e variam de estado para estado. No Rio de Janeiro, que adotou o novo padrão ontem (10/9), o valor das placas vai custar o mesmo do antigo modelo. Assim também deve ocorrer no Distrito Federal.

Aliás, toda a gestão da integração do processo de implantação da placa Mercosul será do Serpro, que ficará responsável pela rastreabilidade digital das etapas de fabricação, distribuição, recebimento, autorização de estampagem, inutilização e vinculação das chapas aos veículos.

Tudo isso será feito por meio de QR Code estampado em cada uma, que contém informações sobre o fabricante, data da fabricação e até número de série.

Mas essa nova placa garante algum benefício ao cidadão? A diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, afirma que sim: mais agilidade nos processos de transferência e emplacamento, por exemplo, e minimizam a ocorrência de fraudes e falsificações, como a clonagem.

O credenciamento e o controle dos fabricantes e das empresas estampadoras das novas placas de identificação veicular serão feitos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O que muda
O novo padrão será implementado em automóveis zero-quilômetro e naqueles que estejam em processo de transferência de município e de propriedade, ou quando houver a necessidade de troca da placa por um outro motivo. Os proprietários de veículos já em circulação podem escolher se querem antecipar a troca da chapa para o novo modelo.

A placa padrão Mercosul tem a mesma dimensão da antiga e possui mais letras e menos números, sendo composta por três letras, um número, uma letra e dois números (BRA 3A18, por exemplo). Na parte superior, apresenta o nome do país sobre uma barra azul e os brasões do estado e do município na lateral direita.

A cor de fundo da placa é sempre branca e não varia conforme o tipo de automóvel, ao contrário do modelo anterior. O que muda é a cor das letras, dos números e da borda da chapa. Veículos particulares, comerciais, oficiais, diplomáticos, especiais e de colecionadores apresentam, respectivamente, as cores preta, vermelha, azul, dourada, verde e prateada.

 

Perguntas e respostas

O que é a placa Mercosul?
Novo padrão de identificação de veículos no Brasil, resultado de um acordo firmado em 2014, entre os países integrantes do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que atualmente é formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O objetivo da adoção da nova placa é padronizar e facilitar a identificação dos veículos nos países-membros do Mercosul e garantir mais segurança contra falsificações e fraudes. Esse novo modelo já é utilizado na Argentina e no Uruguai.

O que muda no novo padrão adotado?

Cor – O fundo das placas é branco. O que varia é a cor dos números e letras. Veículos particulares: preto. Comerciais: vermelho. Carros oficiais: azul. Especiais em teste: verde. Diplomáticos: dourado. Colecionador: prata.

Localidade – O nome do país está na parte superior da placa, sobre uma barra azul. O estado e o município estão na lateral direita, acompanhados dos respectivos brasões.

Tamanho – A nova placa tem as mesmas medidas do modelo antigo: 40cm de comprimento por 13cm de largura.

Segurança – O novo padrão possui um QR Code, gerado pelo Serpro, que armazena informações sobre o fabricante, data da fabricação e o número serial da placa. O código bidimensional pode ser lido por aplicativo, disponibilizando aos agentes de trânsito dados do veículo, do proprietário, do fabricante e do estampador.

O novo padrão de placa terá chip e lacre?
Na Resolução n° 729/2018, existe a previsão do chip, mas a novidade ainda não estará presente no novo modelo. O lacre de segurança continua a existir, mas será dispensado quando for implementada a tecnologia do chip nas placas.

A partir de quando a placa Mercosul será adotada em todo o país?
Os Detrans têm até o dia 1º de dezembro de 2018 para começarem a adotar o novo padrão, conforme as resoluções nº 729/2018 e nº 733/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Todos os veículos deverão ter a nova placa?
A placa no padrão Mercosul será implementada em modelos zero-quilômetro e em veículos que estejam em processo de transferência de município e de propriedade, ou quando houver a necessidade de troca por outro motivo.

Os proprietários de veículos já circulando podem escolher se querem antecipar a troca para o novo padrão. A nova sequência alfanumérica das placas em circulação vai obedecer a uma tabela de conversão em que o número 0 (zero) corresponde à letra A, o número 1 (um) equivale à letra B e assim sucessivamente, até chegar ao número 9, associado à letra J. Portanto, uma placa que antes era XAZ 3455 vai passar a ser XAZ 3D55 no novo padrão Mercosul.

Motos também terão o mesmo padrão de placa?
As placas de motocicletas seguem o mesmo padrão daquelas de carros, mudando apenas a dimensão, que é 20cm x 20cm.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?