Saúde pet: como tratar o hipotireoidismo em cães
Algumas raças podem ter mais facilidade para apresentar o quadro, como o cocker spaniel, beagle, labrador e o golden retriever
atualizado
Compartilhar notícia
O hipotireoidismo é uma alteração hormonal que ocorre tanto nos seres humanos quanto em animais, dentre eles os cães. No organismo dos cachorros existem vários hormônios, cada um desempenhando uma função no corpo. Os hormônios são secretados das glândulas para a corrente sanguínea, com a função de acelerar ou desacelerar alguma ação.
O hipotireoidismo, como o próprio nome revela, é a hipofunção da glândula tireóide, ou seja, ocorre a diminuição dos hormônios secretados. A glândula tireoide tem um papel importantíssimo no corpo do animal, secretando os hormônios Tiroxina (T3), Triiodotironina (T4) e a Calcitonina.
Existem várias causas que podem desencadear o hipotireoidismo nos cães. Uma das causas pode ser a deficiência de iodo, pois o iodo é de suma importância para que haja uma produção hormonal adequada pela tireóide. Existem medicamentos que também podem levar a uma hipofunção da tireoide, como o Carbonato de lítio, o Propiltiouracil, a amiodarona, dentre outros.
Existe uma linha de pesquisadores que também defende que, em muitos casos, essa disfunção pode estar associada à origem genética de algumas raças, tais como: Cocker Spaniel, Beagle, Labrador e Golden Retriever.
Leia a matéria completa no Portal do Dog.