Saúde pet: como tratar cálculo renal em cães?
As “pedras nos rins” não são um problema exclusivo dos humanos. Os cães podem apresentar a doença, principalmente os pets mais velhos
atualizado
Compartilhar notícia
É bastante comum ouvirmos pessoas queixarem-se de dor nos rins e afirmarem que possuem a famosa “pedra nos rins”. O que muitas pessoas não sabem, é que essa doença não ocorre somente em seres humanos, e sim também nos animais, dentre eles os cães, principalmente os idosos.
O cálculo renal, como é conhecido dentro da medicina, ocorre em grande escala nos pets, sendo um dos principais motivos das entradas de emergências em clínicas e hospitais veterinários.
Para um melhor esclarecimento, o cálculo renal é formado por pequenos cristais encontrados em todo trato urinário do animal que, ao longo do tempo, tornam-se uma massa dura e compacta. É importante ressaltar que os cálculos renais, também conhecidos como urolitíase, podem se localizar em várias partes do trato urinário, tais como: Rim, Ureteres, Bexiga e Uretra.
As causas para o aparecimento de cálculos em cães podem ser de origem genética, ou seja, quando o animal já nasce com a predisposição para o aparecimento ou em casos de doenças adquiridas.
Leia a matéria completa no Portal do Dog.