metropoles.com

Saúde dos pets: sabia que os cães também podem ter caspa?

A dermatite seborreica primária pode ser causada devido à deficiências nutricionais, falta de higienização ou de origem medicamentosa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/FreePik
jkk
1 de 1 jkk - Foto: Reprodução/FreePik

A caspa em cães é um problema que acomete a maioria das raças, sendo que algumas tem mais facilidade para desenvolver o problema. E assim como nos humanos, a caspa canina é uma descamação excessiva do couro cabeludo do animal, que se estende por todo o corpo do pet. O organismo do bichinho elimina normalmente minúsculas partículas de pele velha, para que seja formada uma nova camada, porém não é perceptível.

Mas no caso da caspa, ocorre a descamação em excesso, soltando assim, partículas em flocos, se assemelhando a “flocos de neve”, podendo ser visualizada com facilidade no pelo do animal.

Existem também uma enfermidade que é, em 90% casos, a causadora da caspa, chamada de dermatite seborreica. A dermatite seborréica, é uma inflamação do couro cabeludo do animal, causando vermelhidão e descamação no corpo todo ou parte dele, e pode ser classificada em dois tipos: dermatite seborréica primária e dermatite seborréica secundária.

A dermatite seborreica primária pode ser causada devido à deficiências nutricionais, falta de higienização, de origem medicamentosa ou até mesmo de causa endócrina. Já a dermatite seborreica secundária é causada por carrapatos, pulgas e ácaros. Também pode ser de origem química, sendo relacionada ao contato com produtos de limpeza, produtos tóxicos, etc.

Além disso o tutor deve estar atento, pois algumas raças são predispostas a desenvolver caspa, como: cocker spaniel, inglês springer spaniel, basset hound, labrador retriever, shar-pei e o terrier branco.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?