Saiba como escolher o shampoo ideal para o seu pet
Cada cão possui uma necessidade diferente e é preciso entender quais são os produtos indicados àquela raça
atualizado
Compartilhar notícia
Seja no petshop ou em casa, os tutores precisam ter atenção nos shampoos utilizados durante o banho. Afinal, cada cão possui uma necessidade diferente e é preciso entender quais são os produtos indicados para manter seu tipo de pele e pelos saudáveis.
O médico veterinário da Virbac, Ricardo Cabral, afirma que muitos tutores não se atentam aos produtos usados na hora de higienizar o pet. “A regra mais importante é utilizar apenas produtos de higiene canina. Muitos tutores acabam utilizando o seu próprio shampoo ou até mesmo barra de sabão de lavar roupas, mas isso pode prejudicar muito a pele do cachorro”, alerta.
Ricardo conta ainda que produtos inadequado podem ressecar a pele do animal, provocando alergias e irritações. Além disso, podem causar desequilíbrio de óleos nos pelos, criando um ambiente ideal para bactérias, parasitas e vírus. Por isso, o veterinário afirma que shampoos hipoalergênicos são uma boa escolha, mesmo que o cão não tenha nenhuma alergia.
O tutor também deve estar atento a raça e as particularidades do pet, se ele tem a pele seca ou oleosa, por exemplo. Cães mais peludos, como o shih tzu, exigem cuidados diferentes do que os cães com a pelagem curta, como o shar pei.
“Um dos objetivos dos shampoos caninos é auxiliar no cuidado e manutenção dos pelos. Eles possuem funções como ser desembaraçante, antiqueda, manter a cor natural do pelo, entre outras”, explica Ricardo.
Para ele, mais importante que garantir pelos sedosos e brilhantes, é manter a pele do pet saudável. “Tratar a pele é garantir saúde para o cão, tendo em vista que existem diversas doenças, como sarna, micose, dermatite atópica, alergias, seborreia, entre outros, que prejudicam muito a saúde dos cães”, explica.