Obesidade em animais: descubra o que fazer para ajudar seu pet
Seu cachorro ou gato sofrem com o excesso de peso? Saiba como exercícios físicos podem colaborar para uma vida mais saudável
atualizado
Compartilhar notícia
Pode até parecer estranho, mas a obesidade em cães e gatos é mais comum do que parece e muito relacionada aos hábitos alimentares e ao sedentarismo. Além de reduzir a expectativa de vida dos bichinhos de estimação, também contribui para o aparecimento de problemas de saúde como diabetes, doenças pulmonares e cardiovasculares, problemas de pele e de reprodução.
A obesidade possui duas possíveis causas. A metabólica, que atinge cerca de 5% de todos os animais, deve-se a problemas endócrinos. Já a comportamental, mais frequente, ocorre por conta do excesso de comida, espaço físico reduzido para circulação e sedentarismo.
A atividade física pode colaborar com a redução de peso, pois o aumento do gasto calórico ajuda no emagrecimento caso esteja relacionado à reeducação alimentar.
Dessa maneira, além de controlar a quantidade de alimento oferecida, também é possível brincar com seu bichinho por meio de bolas, cordas e brincadeiras que incentivem a procura, como esconder um brinquedinho pela casa. Além disso, você também pode caminhar pelas calçadas do seu bairro ou condomínio, mas cuidado para não exagerar no trajeto e aumentar os metros do passeio aos poucos.
Leia a matéria completa no portal Alto Astral.