Diabetes em cães: conheça os tipos, os sintomas e saiba como tratar
Nos pets, existem dois tipos que podem agravar a saúde do animal
atualizado
Compartilhar notícia
Por mais que seja uma doença mais comum em humanos, os cães podem sim ter diabetes e é bom compreender porque a doença se desenvolve no animal e como perceber os sintomas e complicações que são advindos da condição.
Nos pets, existem dois tipos que podem agravar a saúde do animal. A diabetes tipo 1 é um distúrbio hormonal que afeta a produção de insulina. É o resultado da produção inadequada de insulina pelas ilhotas pancreáticas.
A insulina permite que as células utilizem a glicose que é transportada pela corrente sanguínea. Sem a insulina necessária, as células não têm energia suficiente e muita glicose se acumula no sangue. Deficiência de insulina resulta em hiperglicemia (alto nível de açúcar no sangue) e glicosúria (excesso de açúcar na urina). Glicose na urina faz com que o animal excrete um grande volume de urina, causando desidratação e a vontade de beber mais água.
Inicialmente os cães que não metabolizam açúcar suficiente têm um aumento de apetite e o desejo de comer mais. Depois, com os efeitos da desnutrição, o apetite diminui.
Leia a matéria completa no Portal do Dog.