metropoles.com

Câncer de pele em pets: confira dicas e cuidados para o verão

A doença tem uma grande ocorrência nos pets brasileiros. Sem tratamento, pode evoluir para quadros graves, levando o animal a óbito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Unsplash
petsnoverao
1 de 1 petsnoverao - Foto: Reprodução/Unsplash

O verão é uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros. A chegada dessa estação exige cuidados redobrados com a pele, e não só a dos humanos, como também a dos pets. Doenças como o câncer de pele são comuns entre os peludos nessa época, logo, os tutores devem estar atentos.

De acordo com a médica veterinária Camila Maximiano, o mal tem uma grande ocorrência nos pets brasileiros e sem tratamento pode evoluir para quadros graves, levando o animal a óbito. “Como nos humanos, muitos tumores de pele são agressivos e quanto antes o diagnóstico é realizado mais chances seu pet tem de ficar bom”, aconselha. “Alguns tumores de pele são semelhantes a outras doenças cutâneas, como infecções fúngicas e bacterianas, dermatites e alergias. Para não ter confusão, invista em um profissional para fazer o diagnóstico correto”, completa.

“No Brasil, existem altos índices de radiação ultravioleta e a exposição solar prolongada ou intensa intercalada é um fator importante como causa do câncer de pele tanto em humanos, como nos animais”, afirma Camila.

Além disso, algumas raças como pitt-bull, boxer, poodle, dachshund, rotweiller têm maior predisposição, além de animais de pele ou pelo claro, inclusive gatos. Aliás,  todos os animais estão susceptíveis a ter a doença.

A veterinária alerta ainda que o animal pode apresentar alguns sinais, como manchas avermelhadas, com ou sem crostas ou descamação; feridas que não cicatrizam ou que ulceram frequentemente; mudança de coloração e/ou perda de pelo focal; bolhas, cistos e verrugas.

“Diminuir a exposição ao sol, passar protetor solar específico, castrar, manter vacinação em dia e procurar utilizar proteção contra pulgas e carrapatos são as melhores formas de proteger o pet contra a doença. Além disso, faça sempre avaliações anuais com o veterinário”, alerta Camila.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?