10 curiosidades incríveis sobre os cães da raça schnauzer
De origem alemã, eles costumam viver bastante, comem pouco e são cheios de energia
atualizado
Compartilhar notícia
Com uma expressão marcante e única, o cãozinho da raça schnauzer parece encantar muitos fãs ao redor do mundo. No Brasil, a raça ocupa a 14º posição entre as mais populares do país, de acordo com a plataforma DogHero.
E pensando nesse cãozinho cheio de personalidade, o Metrópoles separou 10 curiosidades incríveis sobre a raça. Confira:
1 – Ele é alemão
Os cães da raça schnauzer surgiram na Alemanha em meados dos anos 1800. Eles eram animais muito úteis para acompanhar carruagens durante longas viagens, pois eram responsáveis por inspecionar o caminho e andar ao lado dos cavalos, para evitar que eles se machucassem. Em algumas regiões, o cachorrinho também fazia o papel de caçador. Após a Segunda Guerra Mundial, o schnauzer se popularizou por todo o mundo, ficando famoso em vários países, especialmente nos Estados Unidos.
2 – Existem três variedades da raça
Os tipos de schnauzers são identificados através das variações de tamanho, pois ele pode ter três versões: miniatura, padrão e gigante. E isso acontece porque a raça surgiu do cruzamento entre cães pinscher e pastor alemão. Além disso, os machos tendem a ser menores que as fêmeas.
A miniatura pesa cerca de 5 a 7 quilos e pode medir entre 30 e 35 centímetros e o padrão, o mais popular entre eles, pesa cerca de 15 quilos e mede entre 45 a 50 centímetros. Já o gigante pode chegar aos 45 quilos, medindo 70 centímetros.
3 – O cachorro “focinho”
De origem alemã, schnauzer significa “focinho”. Devido às suas características físicas, o cãozinho tem uma face elevada e um focinho bastante aparente, que se destaca no meio da pelagem do rosto.
4 – São cheios de energia
Bastante ativos, eles amam brincar, correr e se divertir com todos os membros da família. Por isso, o tutor deve estar preparado para separar algumas horas do dia para se divertir com ele e oferecer muito carinho também.
5 – Ele é desconfiado
Com um instinto muito leal e protetor, os cães da raça schnauzer se dedicam muito aos seus donos. Entretanto, eles podem apresentar um comportamento ciumento e até mesmo agressivo com estranhos, como “cães de guarda”. Além disso, ele não faz amizade com estranhos facilmente e geralmente não “se vende” por qualquer petisco.
6 – São fáceis de adestrar
Os schnauzers ocupam o 12º lugar no ranking de inteligência canina feita por Stanley Coren, logo, são animais com um nível médio de obediência, mas podem entender bem os comandos. Além disso eles são estão sempre dispostos a aprender coisas novas, o que é muito positivo e pode ajudar no processo de adestramento.
7 – Não tem tendência a engordar
Diferente da maioria das outras raças, o schnauzer é um cãozinho que controla bem a ingestão de alimentos, sendo um animal que raramente come demasiadamente. Além disso, ele precisa fazer aproximadamente uma hora de atividade física diária.
8 – Cuidados com o pelo
O pelo é com certeza um das características mais marcantes dos schnauzers, logo, o tutor precisa ter muito cuidado com a higiene e a tosa do animal, para evitar alergias e dermatites. E a pelagem precisa ser escovada duas vezes por semana para evitar nós.
9 – Bem limpinhos
Mesmo com a pelagem longa, o cachorrinho desta raça não tem problemas com perda de pelos. É também considerado um cão bastante higiênico, pois aprende fácil a fazer suas necessidades no local correto. Além disso, eles têm boa saúde e podem viver muito.
10 – Estrela dos schnauzers
O Chumpie é um cãozinho morador do Canadá. Famoso, o schnauzer tem mais de dez mil seguidores no Instagram e seus tutores não economizam nos posts com looks e várias aventuras do pet.