metropoles.com

10 curiosidades incríveis sobre o dachshund, o famoso salsichinha

Uma pesquisa realizada pela empresa Dog Hero mostrou que a raça é a 12º mais popular no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Unsplash
salsichinha
1 de 1 salsichinha - Foto: Reprodução/Unsplash

Corpo comprido, patinhas curtas e grandes orelhas. É quase impossível não se apaixonar e logo reconhecer os cães da raça dachshund, o famoso “salsichinha” ou “linguicinha”. O cachorrinho de origem alemã é um dos grandes queridos pelos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela empresa Dog Hero mostrou que a raça é a 12º mais popular no país.

Por isso, o Metrópoles reuniu 10 curiosidades sobre essa fofura.

Confira:

1 – Egípcio ou alemão?

A origem exata do dachshund ainda é desconhecida, mas alguns acreditam que a raça pode ter surgido no Egito há 4 mil anos. Entretanto, a história mais aceita é de que ele foi originado na Alemanha durante a Idade Média.

2 – Dachshund significa cão texugo

O nome desse cãozinho é diretamente ligado a função original da raça: a caça e controle de texugos, tanto que em algumas regiões ele chegou a ganhar o apelido de “texugueiro”. Devido ao corpo longo e a estrutura pequena do cãozinho, eles eram ideais para entrarem na toca desses animais. A missão exigia que os “salsichinhas” localizassem os texugos e os matassem.

3 – Foram perseguidos durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial

Por se tratar de um cão de origem alemã, muitos ingleses e americanos passaram a perseguir o pequeno salsichinha durante a 1ª Guerra Mundial. A perseguição foi tanta que chegaram a criar grupos e campanhas para extinguir a raça. Durante a 2ª Guerra Mundial a perseguição continuou, mas em menor proporção.

Logo após o final da segunda grande guerra, os dachshunds voltaram a se popularizar, sendo importados pelos próprios americanos e se tornando um dos cães mais queridos pelas famílias americanas.

4 – O salsichinha possui três tipos de pelagem

O cãozinho dessa raça possui algumas variações em relação a pelagem e tamanho, entretanto, o mais conhecido e popular é o dachshunds de pelo curto. Afinal, foi ele que deu origem ao salsichinha de pelos longos, por meio do cruzamento com as raças schnauzer e spaniel. Mas eles também podem ter o pelo longo e médio.

No quesito cor eles são versáteis, podendo apresentar uma cor única, como o creme, intercalando com fios escuros. Mas também existem os salsichinhas de duas cores, que podem apresentar a combinação entre preto e chocolate.

5 – Amigo de outros animais

O cachorrinho da raça dachshund se dá muito bem com outros animais, principalmente os cachorros da mesma raça. Entretanto o tutor deve ficar atento a personalidade dominante e possessiva do salsichinha. Ele costuma ser um cão bastante ciumento em relação ao seu espaço e brinquedos.

E para que a convivência dele seja harmônica com todos, inclusive com as crianças, ele deve receber treinamentos de socialização ainda filhote.

6 – Eles podem se sentir solitários

O cãozinho da raça dachshund é muito apaixonado por seus tutores, logo, costuma criar um certo apego, por isso ele pode ter uma certa tendência a se sentir solitário quando fica longe dos donos, podendo desenvolver alguns comportamentos indesejáveis, como latidos muito altos.

Além disso, ele pode se sentir ansioso e entediado se ficar sozinho por muito tempo, podendo destruir alguns objetos. Por isso, ao decidir ter um salsichina é ideal estar ciente aos horários, verificando quanto tempo poderá ser dedicado ao pet, além de ter em mente que ele pode precisar de treinamento.

7 – Alguns cuidados são essenciais

O salsichinha é um animal pequeno, por isso, o tutor deve ter cuidado com suas costas longas, pois ele pode se machucar facilmente ao tentar pular de camas ou sofás, por exemplo. Em algumas ocasiões o tutor pode (e deve) pegá-lo no colo e ter atenção redobrada com as escadas.

8 – O salsichinha é cheio de energia

O dachshund é originalmente um cão de caça, por isso ele tem energia para dar e vender. Além disso, gosta muito de uma boa aventura. Por isso, o tutor deve estar sempre pronto a levá-lo para bons passeios em locais grandes e abertos. Nos parques, o salsichinha vai poder “retornar” às suas origens, caçando e farejando. Criá-los em um quintal seguro pode ser uma excelente ideia.

9 – Vida longa!

O dachshund é uma raça bastante forte e com uma boa saúde, mas o tutor deve ter alguns cuidados especiais com a alimentação e as orelhas. O salsichinha tem uma grande facilidade para engordar, por isso precisa de uma alimentação adequada e passeios diários. Além disso, suas orelhas são longas e precisam estar bem higienizadas para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

10 – Estrela das olimpíadas e do cinema

A primeira mascote oficial de uma olimpíada foi Waldi, um dachshund. O cachorro foi usado nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972, realizado em Munique, na Alemanha. Além disso, o cachorrinho participa de comerciais e já apareceu em diversos filmes como protagonista. Entre os principais, estão: O Salsicha Campeão, Bob Pai e Bob Filho, Wiener-Dog e a consagrada trilogia de Toy Story, com o cachorro de molas Slinky.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?