metropoles.com

10 curiosidades incríveis sobre a raça chihuahua

O cachorrinho se destaca por sua fofura, energia e companheirismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Unsplash
tamara-bellis-8FYvkl0zHQE-unsplash
1 de 1 tamara-bellis-8FYvkl0zHQE-unsplash - Foto: Reprodução/Unsplash

Considerado o menor cachorro do mundo pelo livro Guiness World Record, o chihuahua se destaca por sua fofura, além de ser o cão queridinho de muitos famosos. Mas não se engane, apesar de pequeno, o animal é muito inteligente e esbanja alegria e energia por onde passa.

Provavelmente, você já viu um desses cachorrinhos por aí, por isso o Metrópoles separou 10 curiosidades incríveis sobre o chihuahua. Confira!

1 – Passado sombrio
De origem mexicana, acredita-se que o Chihuahua seja descendente do techichi, um cão que viveu durante muitos anos entre os astecas. Na religião tolteca, o pequeno animal era utilizado em cerimônias de sacrifício, pois acreditavam que o chihuahua poderia guiar, em paz, as almas dos mortos para o submundo. Além disso, o cãozinho também servia de alimento para os povos astecas.

2 – Chihuahua x Pinscher
Muitas pessoas tendem a confundir as duas raças, mas na verdade a única semelhança entre eles é o tamanho e a energia. O Chihuahua é peludo, tem a cabeça mais achatada e pode apresentar várias cores. Já o cachorrinho da raça Pinscher por mais que seja pequeno, ainda é maior que o Chihuahua. Além disso, ele geralmente é preto e tende a não ser muito amigável.

Reprodução/TudoSobreCachorros
Pinscher à esquerda e chihuahua à direita

3 – Vida longa
Diferente do Pug, o Chihuahua é um cachorro bastante saudável e dificilmente apresenta doenças graves. Além disso, eles possuem uma vida bastante longa, podendo viver até 20 anos. Mas podem ter tendência a apresentar infecções nos olhos e ouvidos, além da obesidade. Por isso, o tutor deve ficar atento.

4 – Colorido
Diferente do Buldogue Francês, o Chihuahua pode ter muitas cores. O American Kennel Club (AKC) que reconhece as raças dos cães, lista mais de 40 cores oficiais da raça, permitindo todas as variações, o que torna o cãozinho um campeão em número de colorações de pelagem.

5 – Sensível ao frio
O Chihuahua é um animal muito sensível e pouco resistente às baixas temperaturas, ou seja, não é recomendável que fique no frio. Por esse motivo, ele não deve dormir ou viver fora de casa. Roupas e mantas também são excelentes para mantê-los aquecidos. Além disso, ele é ideal para viver em apartamentos.

6 – Estrela de cinema
Muito querida pelos famosos, a raça já fez sucesso em diversas produções de Hollywood, como Legalmente Loira e Perdido para cachorro. Além disso, o mais famoso dos chihuahuas foi a pequena Thinker Bell, a cachorrinha da socialite Paris Hilton. Com a herdeira, a pet participava de campanhas publicitárias e programas de TV.

7 – Muita energia!
Esses cãezinhos adoram brincar e são bem animados. E como todo cachorro, os chihuahuas precisam de passeios regulares, sendo 30 minutos diários o ideal. Entretanto, o tutor deve ficar atento, pois esses cães tendem a se exercitar até atingir o nível máximo de cansaço.

8 – Adestramento pode ser necessário
Os Chihuahuas podem ter um temperamento um pouco agitado, principalmente quando filhotes, por isso podem destruir alguns móveis ou objetos da casa. Lógico que por causa do seu tamanho, as “destruições” causadas por ele não são tão grandes assim, mas não duvide da capacidade do pequeno. Por isso, o adestramento é essencial, brinquedos pet também podem ajudar muito.

9 – Eles não são de latir
Ao contrário do Pinscher, os cães da raça Chihuahua só latem quando é necessário, ou seja, em situações de alerta. E em alguns casos, eles podem ser tímidos e latirem com pouca frequência.

10 – Leais e carinhosos
Os cãezinhos são do tipo que vão acompanhar o tutor nos bons e maus momentos. Muito carinhosos e companheiros, eles tendem a sempre ficar perto do dono, querendo carinho e atenção. Além disso, são ótimas companhias para viagens e passeios, mas lembre-se sempre de levá-los para locais apropriados para animais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?