Walcyr Carrasco lança livro no Rio e reúne alto escalão em livraria
Workaholic por natureza, autor de A Dona do Pedaço lançou obra de microcontos e foi celebrado por diversas estrelas do mundo artístico
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Não faltaram estrelas no lançamento do novo livro de Walcyr Carrasco, Sobre a Capacidade de Amar e Outros Assuntos Poéticos, realizado na Livraria Argumento, no Leblon, na noite da última segunda-feira (27/05/2019).
Fernanda Montenegro, Paolla Oliveira, Nathalia Dill, Reynaldo Gianecchini, Malvino Salvador, Marco Nanini, Natália do Vale, Deborah Evelyn, Álamo Facó, Rosamaria Murtinho e Monica Iozzi, nomes presentes no elenco de A Dona do Pedaço, que estreou na semana passada e é escrita pelo autor, compareceram.
Outras celebridades igualmente ilustres, como Tony Ramos – acompanhado pela esposa, Lidiane –, Mauro Mendonça, Elizabeth Savalla, Marieta Severo, Wagner Santisteban, Antonia Moraes, os colegas de Walcyr, Ricardo Linhares e Gloria Perez, e a jornalista Poliana Abritta, entre outros, também marcaram presença.
O espaço ao lado do autor foi bastante concorrido, com todos os presentes querendo seu autógrafo e uma foto de recordação. Elogios aos primeiros capítulos de A Dona do Pedaço não faltaram, com todos destacando o quanto a trama tem se mostrado envolvente.
O livro Sobre a Capacidade de Amar e Outros Assuntos Poéticos reúne microcontos escritos pelo autor em redes sociais, ao longo dos últimos anos, e está saindo pela Editora Planeta.
Walcyr Carrasco concedeu uma entrevista exclusiva para a coluna, para celebrar o lançamento do livro. Confira!
A ideia do livro surgiu em decorrência de suas postagens curtas, os microcontos, em redes sociais. É um exercício de como se expressar de forma profunda com tão poucas palavras ou reflete o mundo contemporâneo, em que as pessoas procuram absorver o máximo em um tempo cada vez mais exíguo?
Acredito que ambas as coisas. Eu queria encontrar uma maneira de criar literatura contemporânea no rápido espaço do Instagram e também do Facebook. Então, surgiu a ideia do microconto, que para mim é um exercício de síntese e aprofundamento.
O amor é um dos temas de seu livro. Para muitos, trata-se de um tema batido e piegas. Qual é o caminho para escrever sobre o amor de forma a fugir disso?
Eu não tenho de expressar os sentimentos e acredito que as pessoas, em sua maioria, compartilham isso. Mas existem aquelas que se refugiam numa pseudointelectualidade para fugir das emoções. Para mim, isso é problema psicológico disfarçado de erudição. Particularmente, digo que essas pessoas sofrem de diarreia intelectual.
O livro reúne textos sobre assuntos como a escrita, suas memórias, a felicidade e o envelhecimento. Há bastante da sua visão sobre tudo o que você viveu? Do que Walcyr Carrasco mais se orgulha a respeito de Walcyr Carrasco?
Eu sou uma história de superação. Venho de uma família humilde e sofri bullying quando menino. Mas tudo se transformou em matéria criativa e posso dizer que estou contente com quem sou.
Você acabou de estrear uma nova novela, A Dona do Pedaço, e estava trabalhando no lançamento de um livro. Não pensa em tirar férias? É um workaholic por natureza?
Amo o que faço. Então, criar é estar de férias, para mim.
Os créditos de A Dona do Pedaço trazem algo curioso. Está escrito: “Novela exclusiva de Walcyr Carrasco”. É uma forma de destacar sua capacidade criativa? Ou, como estão comentando, uma alfinetada leve sobre os problemas enfrentados por O Sétimo Guardião, em que várias pessoas contestaram a autoria de Aguinaldo Silva?
Não tenho a menor ideia. Na verdade, nem havia visto esse crédito. Acredito que seja uma questão legal para definir autoria.
Confira quem passou pelo evento: