metropoles.com

Setor de turismo de eventos terá novo protocolo de segurança e higienização

Elaborado pela Setur-DF, o regulamento contará com a colaboração de entidades privadas, além do apoio do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
mãos alcool em gel
1 de 1 mãos alcool em gel - Foto: null

Um dos campos mais afetados pela pandemia de coronavírus é o turismo de negócios e eventos. O segmento é uma das vocações da capital federal e um grande impulsionador da economia local. Porém, sente os efeitos da crise causada pela Covid-19. Segundo dados do Ministério do Turismo, um turista de eventos gasta, em média, R$ 985,91 por dia. Por isso, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) tem trabalhado na elaboração de um protocolo de segurança e higienização para a retomada das atividades em solo brasiliense.

pessoas-passando-alcool-em-gel-nas-mãos

A ação conta com a ajuda de entidades do setor para que a realização de eventos seja retomada de forma gradual, segura e planejada. Para Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF, o segmento possui demandas específicas que foram levadas em consideração para a construção do regulamento. “O protocolo elaborado pela Setur contempla as sugestões das entidades do setor e será apresentado à equipe do governo para a avaliação e aprovação do nosso governador”, afirmou.

Vanessa Mendonça
Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça

As empresas têm um grande desafio pela frente, defende o subsecretário de Inovação da Casa Civil, Paulo Medeiros. Ele explica que elas precisam investir ainda mais em equipamentos e materiais propícios para sanitização na retomada das atividades.

“Segurança, hoje, é negócio, porque movimenta toda a cadeia produtiva, gera empregos, mantém famílias. A cidade precisa voltar a funcionar, mas também encontrar o equilíbrio entre a segurança e a viabilização de cada projeto. Brasília está completamente alinhada com isso”, expôs.

Spraying disinfection on surface

A boa notícia é que essas empresas estão se preparando para atender a nova realidade, assegura Luís Otávio Neves, presidente do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Distrito Federal (Sindeventos-DF). Para ele, há uma importância extrema na união entre o governo e as entidades privadas.

“Vamos apresentar ao GDF uma sugestão de protocolo que esteja de acordo com todas as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do DF; e também dentro da nossa realidade enquanto empresas. Essa parceria com os órgãos do governo é vital para o nosso sucesso. O nosso ‘normal’ será bem diferente e para isso precisamos estar bem antenados”, defendeu.

Governo quer selo “Turismo limpo” pós-Covid-19

O Metrópoles divulgou na última semana que o Ministério do Turismo lançou um selo para motivar os consumidores a viajarem e frequentarem locais que cumpram protocolos para a prevenção da Covid-19. A intenção é posicionar o Brasil como um destino protegido e responsável. Para mais detalhes, leia a matéria completa.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?