metropoles.com

Seja mais saudável com dicas do chef da Sabrina Sato, Ipe Aranha!

Em entrevista exclusiva à coluna, ele conta a importância de uma dieta equilibrada e o significado de culinária funcional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/ @ipearanha
Screenshot_61389
1 de 1 Screenshot_61389 - Foto: Instagram/ @ipearanha

Alimentar-se de forma saudável não é mais uma escolha, mas uma necessidade. A obesidade é uma epidemia e atinge quase 1/3 da população mundial. Dados como esse comprovam a urgência em manter uma rotina saudável à mesa.

Pensando nisso, a coluna Claudia Meireles entrevistou o personal chef Ipe Aranha, responsável pela dieta de Sabrina Sato. Ele falou sobre culinária funcional e a importância de fazer um detox regularmente. Além disso, o profissional deu dicas para uma vida mais positiva.

Confira:

Qual é o conceito de culinária funcional?
É uma culinária considerada saudável. É agregar mais valor nutricional às receitas comuns. Vamos usar como exemplo o estrogonofe: eu mudo os ingredientes retirando os vilões da receita. Tiro a carne e coloco cogumelos. Tiro o creme de leite, grande vilão do estrogonofe, e faço um creme de castanha de caju. Torno a receita mais saudável e menos tóxica.

Por que é importante desintoxicar o organismo?
Nós já temos um processo de desintoxicação em nosso corpo. Ele faz esse processo diariamente. O que acontece, hoje, é que estamos passando por uma sobrecarga tóxica por todos os lados, vindos de questões como os alimentos industrializados, poluição do ar e da água e o estresse metabólico. O organismo não dá conta dessa sobrecarga.

Não existe suco detox ou comida detox. Existe um conjunto de receitas e ingredientes com base orgânica e natural. Nelas, tiramos os grandes vilões, como glúten, lactose e açúcar. Assim, aliviamos a sobrecarga e ajudamos no processo de desintoxicação.

Cortesia

Você se formou em direito e trabalhou na área. Quando começou a se interessar pela culinária saudável?
Eu me mudei de Porto Alegre para o Rio de Janeiro e fiquei encantado com a vida saudável. Quando notei a possibilidade de poder mudar a vida das pessoas para melhor por meio da alimentação, fiquei encantado.

Para mim, a paixão pela culinária não é só cozinhar por cozinhar, é poder melhorar o estado de saúde dos indivíduos. Sinto que é a minha vocação.

O resultado é incrível, sempre peço para os clientes darem um depoimento ao final do detox. Eles têm relatos similares: as funções vitais começam a funcionar melhor, o intestino também. A pele e o cabelo ficam mais saudáveis, além de uma melhora na disposição e na energia.

A quem você recomendaria a alimentação detox?
Eu recomendo para todo mundo. Existe um mito que mulheres amamentando não podem fazer detox, e eu comecei a cuidar da alimentação da Sabrina Sato desde que ele teve a Zoe. Fazemos o tratamento regularmente, uma vez por mês. A Sabrina depende da exposição do corpo dela, e estamos trabalhando em um processo de desinflamação. O intestino melhora e a celulite reduz.

Ela fez o detox amamentando. Tiramos alguns alimentos que daria cólicas à Zoe e o leite aumentou, melhorou a saúde em geral e tudo correu muito bem.

Com qual frequência nós deveríamos adotar a culinária funcional?
Ela deve ser inserida do nosso dia a dia. Por exemplo, a tapioca. Até pouco tempo atrás, era o alimento mais saudável que tinha. Foi quando descobriram que não é tão boa assim, porque, na verdade, ela tem alto índice glicêmico e é pobre nutricionalmente. Agora, colocamos chia e linhaça, que impedem a absorção desse açúcar.

Já o detox, sugiro que seja feito todo trimestre. Ambos são diferentes. Enquanto na culinária funcional você pode ter um peixe ou frango orgânico, no detox não pode ter proteína animal. Nele, sai o glúten, lactose, proteína animal, café, álcool, industrializados, açúcar e gordura hidrogenada.

Qual é o melhor óleo para cozinhar?
De coco, de abacate e azeite de oliva.

Quais ingredientes você mais usa como base na culinária?
Um que eu não abro mão é a cúrcuma, conhecida também como açafrão-da-terra, maior anti-inflamatório que existe. Pode ser em pó, mas se for in natura é melhor ainda. Eu uso para marinar frango, peixe, na composição de sopas, para refogar cogumelo, e até mesmo no suco verde. Uso de todas as formas.

Cortesia

Quais são os principais benefícios em consumir alimentos frescos? Você só compra vegetais orgânicos? Isso é mesmo imprescindível?
Sim. O pilar orgânico é o mais importante de todos. Você está comendo um alimento real, e não um veneno. Tento congelar o mínimo possível de alimentos. Planto parte do que uso no detox em uma horta.

Quais ingredientes você recomenda incluir em um cardápio?
Água com limão em jejum, cúrcuma, trocar farinha branca por integral e legumes verde-escuros.

Sabemos que você vai a muitas casas de celebridades. Pode citar alguns nomes?
Além da Sabrina Sato, eu cuido da Mariana Rios, Ellen Rocche, Mariana Neiva, Marina Ruy Barbosa e, agora, estou começando com a Cleo.

Como que elas te descobriram?
Acredito que seja um trabalho boca a boca. Eu cuido de um setor muito importante, que é a alimentação ligada à saúde. Então, as pessoas me indicam.

O que elas costumam te pedir?
Elas são muito abertas a novos paladares e novas experiências. Os pratos favoritos são o estrogonofe, o quibe de abóbora com grãos ancestrais e a moqueca vegana.

Atualmente, quais serviços você oferece?
Eu tenho o detox delivery, em que cozinho e entrego na casa dos clientes; o detox at home, no qual o cliente me chama para ficar uma semana na residência dele; o personal chef, quando eu vou até a pessoa para ensiná-la a cozinhar; e também faço palestras.

Quais são seus próximos projetos?
Em maio vou lançar meu primeiro livro. Será todo de food art, daqueles bem grossos e de capa dura.

Outra novidade será meu curso on-line, que pretendo inaugurar. Ele terá legenda em inglês para atingir todos os públicos.

Sobre o chef

Formado em direito, Ipe Aranha morou em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.  Ele ingressou no restaurante Le Manjue Bistro, do chef Renato Caleffi e Bruno Fattori. Realizou cursos em Porto Alegre, na renomada escola Wilma Kovesi, e teve aulas com a chef Dolly Irigoyen, em Buenos Aires.

Ipe também fez um breve estudo sobre culinária mediterrânea enquanto morou em Malta. Em 2013, cozinhou ao lado de Bel Coelho, momento em que surgiu o convite para estagiar no Restaurante Dui, em São Paulo.

Especializado em culinária funcional, o chef trabalha fazendo detox em casa de clientes no Brasil e EUA, e eventos para grifes de luxo e empresas de esportes que compram os conceitos com os quais trabalha. Além disso, ministra palestras sobre vida saudável e bem-estar.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?