Quarenteneamor: brasilienses lançam projeto de doação de marmitas
Grupo de amigas criou a iniciativa que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social e donos de pequenos negócios
atualizado
Compartilhar notícia
Oito amigas e dois propósitos: ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade e colaborar com o comércio local. Maria Valentina Salomão, Catarina Henriques, Paula Villela, Julia Vasconcelos, Valentina Moura, Victoria Henriques, Julia Werneck e Gabriela Berbert-Born uniram forças durante o período de distanciamento social para lançar, nessa segunda-feira (23/03), a iniciativa Quarenteneamor.
Sempre conectado, o grupo assistiu a um vídeo em que moradores surgem desesperados por não terem alimento nem a quem pedir socorro devido ao isolamento, medida de contenção contra o coronavírus. A gravação sensibilizou as amigas, que não viram outra alternativa se não colaborar.
Cada uma em sua casa, elas foram além na hora de desenvolver o projeto. Lembraram, imediatamente, dos pequenos negócios, segmento impactado pela quarentena. “Com o momento econômico atual, ajudar as duas pontas da cadeia parecia essencial. Moradores de rua necessitam de comida e pequenos restaurantes, de demanda”, frisou Maria Valentina Salomão.
Com ilustrações de Júlia Vasconcelos, o perfil do Quarenteneamor no Instagram alcançou a marca de 500 seguidores em menos de 48h de lançamento. Durante esse tempo, conseguiram arrecadar o suficiente para mais de 1.000 marmitas. Cada uma custa R$ 10. O objetivo é coletar dinheiro via transferência bancária e reverter em marmitas feitas pelo restaurante Kadu Grelhados, localizado na 709 Norte. Ao todo, são duas opções de cardápio.
É recompensador ver várias pessoas agradecendo pela oportunidade de conseguir contribuir e fazer o bem em meio a este caos em que vivenciamos. Espalhar amor durante a quarentena é uma ótima alternativa para enfrentar este período difícil
Maria Valentina Salomão
Seguindo as orientações de segurança a fim de evitar a disseminação da Covid-19, os entregadores do restaurante, em parceria com o fotógrafo Kauê Freitas, repassam as marmitas a Rogério Barba, colaborador da iniciativa.
“A princípio, fizemos parceria com o Kadu e o Barba, mas entendemos que, a depender de quanto arrecadarmos, poderemos contribuir com outros grupos e empresários necessitados”, disse Maria Valentina.
As doações às pessoas em situação de vulnerabilidade ocorrem às segundas, terças, quintas, sextas-feiras e sábados na Praça do Relógio, em Taguatinga, a partir das 12h. Já a Rodoviária do Plano Piloto é contemplada nos outros dois dias da semana, a partir das 14h.
“Tanto quem recebeu a marmita quanto as pessoas que cuidaram da preparação com muito amor ficaram agradecidos e felizes em participar”, contou Maria Valentina Salomão.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.