Veja preview da exposição de Capra Maia guiada por Marco Antônio Vieira
A RP Claudia Salomão organizou a visita à mostra Pele Pedra Pó
atualizado
Compartilhar notícia
A RP Claudia Salomão organizou uma visita à exposição Pele Pedra Pó, de Giovanna Capra Maia, com a companhia do curador, Marco Antônio Vieira. Estiveram presentes um grupo formado por mulheres apaixonadas por arte. A mostra está em cartaz na galeria A Pilastra, localizada no Guará II.
A exposição, aberta ao público até dia 2 de março, está dividida em duas partes: a primeira, chamada O Ateliê, ocupa a sala principal da galeria; a outra, O Curtume, traz obras de 2015 e 2016, que passaram por um processo de oxidação a céu aberto, colocando a natureza como parte do processo criativo.
Pele Pedra Pó, as três palavras que permeiam a exposição aparecem de diferentes maneiras ao longo das obras expostas na galeria. Capra Maia trabalha o pó de mármore pulverizado sobre as peças de mobiliário, aludindo a uma tempestade. A pele, por sua vez, aparece na escultura e na pintura.
“Essa exposição trabalha com as noções de rastro, vestígio, traço e indício, que nos levam a um passado reconfigurado ao ponto de ser quase irreconhecível. Então é essa a proposta de Pele Pedra Pó, essa transitoriedade que é o nosso corpo coberto pelos véus da pele; e a ossatura que é pedra; e o que nos tornaremos: pó. Uma reflexão sobre os estágios da vida”, relatou o curador Marco Antônio Vieira.
Capra Maia foi pré-selecionada para o prêmio Vera Brant de Arte um dia antes da abertura da exposição, ocorrida em 2 de fevereiro. Ela fez sua formação intelectual na Universidade de Brasília (UnB): “Entrei na faculdade de artes plásticas em 2005 e, fazendo o curso, ainda não tinha me encontrado, comecei a dar aula e depois ingressei no ateliê Lourenço de Bem. Posso dizer que meu caminho como artista começou a partir dai”, comenta Maia.
A Pilastra foi criada a partir do sonho do galerista Mateus Lucena. “Era um apartamento de uma amiga minha, nós transformamos em uma coisa que excede a galeria de arte, a gente mistura galeria, centro cultural e ateliê. Recebemos de tudo um pouco, além de fazermos saraus e mostras de cinema”, conta.
Confira!
Confeitaria: La Boulangerie
A Pilastra
QE 40, Guará. (61) 98318-1879. De terça a sábado, das 14h às 21h