Precisando relaxar? Aprenda a usar os óleos essenciais na rotina
Cofundadora da Terra Flor, Vishwa Schoppan ensina e dá dicas simples de como usar a aromaterapia em casa, deixando o ambiente aconchegante
atualizado
Compartilhar notícia
Em fases turbulentas, manter a calma é sempre o melhor remédio. Cuidados com a higiene, confinamento domiciliar, home office, crianças em casa e trabalhar na linha de frente da Covid-19 são alguns dos cenários vividos, ao mesmo tempo, atualmente. Uma forma de aliviar as tensões surge na aromaterapia. Especializada no segmento, a Terra-Flor Aromaterapia cria sensações de bem-estar por meio do olfato.
Cofundada pela aromaterapeuta Vishwa Schoppan, a empresa tem sede em Alto Paraíso (GO). Não é preciso ir até o reduto goiano para adquirir os itens da marca. Há um leque de parceiros revendedores que entregam os óleos essenciais via serviço de delivery, além da loja virtual da Terra Flor.
Conhecidos pelos efeitos relaxantes, os óleos essenciais atuam no sistema nervoso de modo a controlar a ansiedade e a angústia. Vishwa destaca a importância de fazer uso do método no período da quarentena.
“O momento pede serenidade para não entrarmos em colapso. De repente, a difusão do aroma é um estímulo prazeroso. Ajuda a respirar melhor, apazigua os pensamentos acelerados, estimula bons sentimentos e, ainda, protege em virtude dos potenciais antissépticos.”
Em tempos de quarentena, os óleos essenciais com maior procura possuem potencial relaxante, calmante e ansiolíticos. May Chang, yuzu, lemongrass, lavanda, mandarina verde e sinergia calmante estão entre os mais vendidos. Inclusive, o aroma favorito de Vishwa faz parte desse grupo. “O yuzu é extraído por pressão a frio de um limão típico do Japão”, revela a proprietária da Terra Flor.
Os aromas agem no processo de higienização devido às características antissépticas, imunoestimulantes, analgésicas, antimicrobianas e mucolíticas (desobstruem o trato respiratório). Nesse quesito, as maiores saídas da Terra-Flor são: tea tree; limão siciliano; limão-taiti; eucalipto glóbulos; eucalipto radiata; coentro, canela folha; ravensara (em crianças); ravintsara (aos adultos); tomilho linalol; sinergia da defesa; e sinergia sinus flor.
Nos lençóis, hidratante ou spray são formas de incluir os óleos essenciais na rotina. Mas, a aromaterapia pode ser introduzida até na culinária. O patê de ricota Vishwa incrementa com o óleo essencial de lemongrass. Outra receita deliciosa e comum na mesa dos brasileiros é o brigadeiro. “O doce pode receber algumas gotas de óleo essencial de pimenta, mandarina verde e tangerina”, recomenda.
À coluna Claudia Meireles, Vishwa ensinou e deu dicas simples de como usar a aromaterapia em casa deixando o ambiente agradável. “No recolhimento, podemos trazer ao nosso ninho acolhedor memórias positivas. Todo lugar que cheira bem remete a aconchego e, imediatamente, tranquiliza o organismo”.
Confira o vídeo:
História
Em tempos de confinamento domiciliar, a busca pelos produtos terapêuticos aumentou. Fundamentais no auxílio do bem-estar, a empresa mobilizou uma força-tarefa seguindo as medidas de segurança do Ministério da Saúde.
Atuam na produção somente colaboradores fora do grupo de risco da Covid-19, mesmo não havendo casos da doença em Alto Paraíso de Goiás.
A gaúcha visitou a Chapada dos Veadeiros na adolescência e se encantou na primeira visita. Após morar em Brasília, voltou ao Rio Grande do Sul, onde iniciou a carreira com os óleos essenciais de maneira informal.
Com o desejo de voltar a Alto Paraíso, Vishwa trouxe o companheiro, o publicitário Vistar Pinheiro. Em 2007, fundaram a Terra Flor. “São 13 anos de muito trabalho e da realização de um sonho duplo, viver entre as águas cristalinas da Chapada e trabalhar com o que amamos, os óleos essenciais”, conta.
Receitas
Por conta das inúmeras dúvidas dos clientes, Wishwa Schoppan desenvolveu um aplicativo com a descrição dos aromas. A plataforma está disponível gratuitamente nas versões iOS e Android. A seguir, confira algumas receitas com óleos essenciais a serem colocadas em prática para o bem-estar do organismo:
Estímulo imunológico
Pingue três gotas do sinergia da defesa nas plantas dos pés e friccione. A mesma quantidade em lençóis. No difusor de aromas ambiental, adicione seis gotas.
Óleo: Sinergia da defesa com óleo essencial tomilho de linalol, eucalipto glóbulos, ravintsara, eucalipto radiata, tea tree, cajeput e ravensara.
Controlar ansiedade e trazer tranquilidade
Em um frasco de 120 ml, adicione 70 ml de álcool 70%, 40 ml de água floral de palmarosa, 30 gotas de óleo essencial de laranja doce, 20 gotas de lavanda e 20 gotas de hortelã pimenta. Simples de fazer, maravilhoso para cheirar.
Tosse com muco
Adicione cinco gotas do aroma em um recipiente com água quente. Inale profundamente o vapor cobrindo a cabeça com uma toalha. Não usar em crianças pelo perigo com a temperatura da água.
Óleo: Sinergia sinus flor com óleo essencial de cravo botão, eucalipto glóbulo, tea tree, cajeput, pinho da Sibéria, pinheiro silvestre, cipreste e espruce negro.
Vaporização em crianças (fazer embaixo do chuveiro)
Pingue até seis gotas de óleo essencial no box e deixe a água quente do chuveiro cair.
Óleo: Ravensara, eucalipto radiata, cajeput, tea tree e copaíba destilada.
Agitação e angústia em adultos
Pingue três gotas do sinergia da defesa nas plantas dos pés e friccione. A mesma quantidade em lençóis. No difusor de aromas ambiental, adicione seis gotas.
Óleo: Calmante, aychang, petitgrain e lavanda.
Falta de foco, concentração e atenção
Adicione seis gotas do difusor de aromas ambiental.
Óleo: Sinergia do estudante com óleo essencial de hortelã pimenta, alecrim cineol, limão siciliano e eucalipto glóbulos.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.