Nutricionista dos famosos ressalta os riscos de fazer dietas da internet
Expert em nutrição, Carolina Ribeiro é a profissional por trás do estilo de vida saudável de Marcelo Serrado, Igor Rickli e Aline Wirley
atualizado
Compartilhar notícia
Mais do que ganhar ou perder medidas, o papel do nutricionista vai além do quesito peso. Os experts têm como missão incentivar as pessoas a construírem e consolidarem novos hábitos. Há 13 anos na profissão, desde a graduação em 2007, Carolina Ribeiro vê como maior desafio da especialidade a desistência dos pacientes antes de alcançarem as metas. Eles voltam à rotina antiga sem se dar conta que a forma de se alimentar faz total diferença na saúde, disposição e bem-estar.
Se estiver em busca de resultados, nada de aderir a fórmulas prontas, disponíveis na internet – orienta a especialista com consultório na capital carioca. “Cada ser humano é único”, defende a profissional. Em bate-papo com a coluna Claudia Meireles, Carolina contou seu modelo de trabalho: “Nutrição consciente, com foco na saúde e equilíbrio”. Na agenda da expert, consta o nome de famosos como o ator Marcelo Serrado e o casal Igor Rickli e Aline Wirley.
Nos primeiros atendimentos, Carolina busca ajudar o paciente a conhecer o próprio corpo e a entender o que faz bem ou mal. Por meio de uma série de perguntas, ela descobre o indivíduo e os hábitos praticados no cotidiano. Tendo as respostas, a expert estabelece as estratégias com objetivo de reduzir as queixas e otimizar a qualidade de vida. Por vezes, dependendo do caso, a nutricionista combina terapêuticas. Ao todo, são três: nutrição funcional, fitoterapia e biofísica quântica.
Especialista nas três terapêuticas, a nutricionista associa as técnicas de forma integrada. “Às vezes, o paciente comenta algo e eu penso: ‘Determinada planta pode ajudar ou se eu organizar desta maneira pode regular’. Trabalho com essas três ciências simultaneamente e avalio o resultado como satisfatório”, explica. Ao examinar a própria atuação profissional, Carolina considera como diferencial “a capacidade de enxergar a saúde como um todo”.
Sob o ponto de vista da nutricionista, a saúde ultrapassa o viés físico: engloba o lado mental, emocional e espiritual. “Além de montar um plano alimentar e ajustar os nutrientes em falta no organismo, converso com meus pacientes sobre meditação, respiração, sono, contato com a natureza e importância da atividade física”, ressalta Carolina. A maioria das pessoas que a procura são indicações de outros pacientes ou de médicos.
Engajamento
Seguidores do Instagram também requisitam o auxílio da especialista. Ao acompanharem o perfil de Carolina na rede social, acabam indo atrás de um olhar mais amplo relacionado à saúde, conforme define a nutricionista. Como todo profissional da área, a expert estipula metas, cria desafios, entrega resultados e trabalha em parceria com o paciente. “Cada um fazendo sua parte”, assegura.
Ver essa foto no Instagram
No Instagram, Carolina não fica presa a conteúdos voltados à alimentação: “Sou absolutamente interessada em todos os assuntos relacionados à saúde e compartilho informações que busco para mim, minha família e pacientes”. Ao ser questionada sobre os maiores vilões de quem almeja dar tchau à rotina desregrada, a nutricionista enumera os produtos industrializados na primeira posição.
“As pessoas estão sempre em busca de praticidade e abrem mão da comida de verdade. Vou dar um exemplo: café de cápsula. Com plástico e alumínio não pode ser algo que faça bem nem para o corpo, nem para o planeta. A maioria das pessoas que consome sabe disso, mas usa mesmo assim”, ressalta a expert.
Vida real x Papel da telinha
Nutricionista de famosos como Marcelo Serrado, Carolina contribui para que o ator mantenha bons hábitos na vida real e prepare-se de modo saudável para novos papéis na telinha. Antes de engordar, emagrecer ou aumentar massa magra, o que for necessário ao trabalho, a profissional leva em consideração a saúde do artista atendido. “Jamais faria qualquer intervenção que pudesse prejudicar a saúde do meu paciente em prol de um resultado estético. Não é o meu perfil”, pontua.
Em algumas ocasiões, a nutricionista vale-se de algumas estratégias mais incisivas, caso do jejum intermitente, dieta cetogênica e low carb. É necessário destacar que os artistas seguem estes tipos de plano alimentar recebem o acompanhamento e o suporte da profissional, o que não ocorre com quem faz dietas sugeridas por amigos ou disponíveis na internet. De acordo com Carolina, o costume é um perigo, pois causa deficiências que podem prejudicar o bom funcionamento do organismo e da saúde.
“Vejo pessoas se tornando vegetarianas sem qualquer acompanhamento. Acham que é só cortar a proteína animal e comer o resto. Muitas vezes, acabam consumindo mais carboidratos para se sentirem saciadas. Nesse caso, podem realmente arrumar um problema, como deficiências nutricionais e suas inúmeras consequências na saúde”, argumenta a expert. Perguntada sobre alimentos que deveriam ser consumidos diariamente, Carolina frisa ser complicado responder de forma genérica, visto que informações vagas podem, inclusive, vir prejudicar.
A nutricionista já auxiliou pessoas alérgicas à cúrcuma, considerada um dos alimentos mais “queridinhos” do momento. Até oleaginosas não podem entrar na lista dos alimentos ideais: “Nem um brócolis eu consigo dizer que é bom para todos, porque há quem não possa por conta de sua microbiota. Elas precisam momentaneamente retirar alimentos ricos em FODMAPs [de difícil digestão]”. Adepta do atendimento personalizado, Carolina não faz orientações por acreditar no modelo eficiente do trabalho artesanal e individualizado.
A especialista não recomenda alimentos aos pacientes antes de realizar uma consulta prévia. Agora, o que deve evitar consumir, sim. Glúten, açúcar e leite de vaca encabeçam a lista: “Quando fiz a minha primeira pós-graduação em nutrição funcional, ficaram evidentes os malefícios que esses alimentos causavam na maioria das pessoas. Não acreditava e achava radical. Depois de tantos anos de clínica, tenho certeza. São inflamatórios, prejudicam o intestino e todo o organismo, a curto, médio e longo prazos, se consumidos com frequência”.
Alimentação
Um exemplo aos próprios pacientes, Carolina tem uma alimentação bem regrada. Ela não vê como sacrifício comer um “pratão” de comida orgânica, caseira, colorida e com ingredientes de qualidade. “Imagino minhas células muito felizes em receber esses ingredientes. Isso me faz bem, considero amor próprio. Não sou 100% radical a ponto de dizer que não como tal alimento há anos, mas certamente não consumo com frequência trigo, laticínios, açúcar e produtos industrializados”, esclarece.
A profissional busca variar a alimentação com objetivo de obter o máximo possível de nutrientes, além de evitar alergias e monotonia. No prato de Carolina, não faltam em abundância legumes e verduras, de cores variadas e preparados de formas diferentes. A intenção da expert é dispor de uma refeição rica em micronutrientes (vitaminas e minerais) e fitoquímicos (antioxidantes e anti-inflamatórios) com poucas calorias. O cuidado da profissional com a comida vem desde a infância.
Antes de seguir carreira na área, a especialista prestou vestibular para odontologia, direito, administração de empresas e arquitetura. “Dá para perceber que eu estava muito perdida na época, mas optei por esperar um pouco mais”, rememora. Ao conhecer a nutricionista Paola Zancani, ela sentiu-se inspirada profissionalmente. Caroline afirma ser feliz com a escolha de trabalho e sentir-se realizada.
Sobre a especialista
Em 2007, Carolina formou-se no Centro Universitário Bennett, no Rio de Janeiro. Após se graduar, resolveu aprofundar-se nas vertentes da área de atuação. Ela fez especialização em Nutrição Funcional na VP, instituição de ensino e pesquisa. Já na Universidade Cruzeiro do Sul, concluiu a pós em fitoterapia. Recentemente, a profissional optou, mais uma vez, por aumentar a bagagem do conhecimento. Em breve, o currículo da nutricionista trará a expertise em tecnologias biofísicas aplicadas à saúde, em pós-graduação realizada na Nova Ciência Global.
Em 2014, Carolina publicou o livro Guia Prático da Beleza – por dentro e por fora, escrito em parceria com Juliana Neiva e Paula Neiva.
Ver essa foto no Instagram
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.