metropoles.com

Meu bumbum caiu, e agora? Aprenda como empinar e tonificar a região

Saiba os segredos para acabar com as celulites e deixar seu bumbum empinado. Como? Quatro especialistas contam!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
bumbum
1 de 1 bumbum - Foto: Getty Images

Um dos maiores incômodos que muita gente tem em relação ao corpo é a flacidez e as celulites do bumbum. Por mais que tentem se livrar dos furinhos indesejados, do arrefecimento da pele e das gordurinhas localizadas, eles estão ali, perturbando e sem “dar adeus”.

Pensando nessas queixas e no relaxamento da quarentena em relação às atividades físicas, idas às clínicas de estética e a alimentação irregular, a coluna Claudia Meireles conversou com quatro especialistas para entender como se livrar dos problemas que afetam os glúteos e como deixar a área mais tonificada, durinha e lisinha.

Confira, a seguir, os conselhos para melhorar a região “de todos os ângulos”:

Sob o olhar da dermatologia

Segundo a dermatologista Luanna Caires Portela, as atividades físicas e uma boa alimentação são fundamentais para a saúde da região. Para ela, deve-se evitar o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico, pois eles destroem o colágeno e, consequentemente, acarretam na flacidez.

Luanna explica que, na dermatologia, existem diversos procedimentos voltados para o aumento da firmeza da pele, entre eles os bioestimuladores de colágeno. “A partir dos 25 anos e até os 30 anos, começa a redução da produção de colágeno no corpo e, por volta dos 35 ou 40 anos, há uma destruição desse colágeno. Portanto, a pele fica mais flácida”, diz.

As principais injeções de bioestimuladores, de acordo com a especialista, possuem Ácido Poli L Lático, presente no tratamento Sculptra, e Hidroxiapatita de Cálcio, mais conhecida como Radiesse. “Eles são injetados a cada 30 ou 60 dias, em uma média de três a cinco sessões, dependendo da flacidez do paciente”, aponta. “Eles estimulam a produção de colágeno, mas também são usados para tratar depressões e irregularidades da pele, como as celulites”, complementa.

mulher-aperta-região-das-pernas

A profissional acrescenta que pode-se associar a esses tratamentos tecnologias de estimulação de colágeno, como os conhecidos ultrassons micro e macro focados ou a radiofrequência. Além disso, “existem aparelhos que, através de ondas eletromagnéticas, incentivam a musculatura, dando mais firmeza. Entretanto, nesse caso, oriento principalmente exercício e musculação, para que o paciente não fique dependente do aparelho”, pondera.

Outra maneira de tratar a celulite são as ondas de choque, que “agem rompendo as traves fibróticas e impulsionando o colágeno”. Há, ainda, a subcisão, método no qual uma agulha especial rompe as traves fibróticas na pele e as depressões, conforme afirma a dermatologista.

Para intervir na gordura localizada, Luanna acrescenta que existe, também, a criolipólise, mas adverte que o equipamento deve ser de qualidade. “O certo é que a pessoa faça uma avaliação com o médico para que ele indique o tratamento ideal”, alerta. A especialista explica que, após certa idade, as pessoas tendem a acumular gordura em áreas indesejadas, principalmente se forem mulheres. E isso ocorre mesmo que o indivíduo tenha o peso ideal e boa massa corporal.

mulher-faz-tratamento-nos-gluteos

Hidratantes corporais são excelentes aliados, segundo a médica. “Eles melhoram a qualidade da pele e deixam-na mais homogênea e hidratada”, conta. Porém, em casos de celulite grau 2 ou 3, ou flacidez instalada, a pessoa necessita de outros procedimentos mais invasivos ou tecnologias, como o laser, para resultados mais efetivos.

“O envelhecimento é um processo contínuo. Esses tratamentos precisam ter regularidade”, finaliza.

Sob o olhar da nutrição

O nutricionista Clayton Camargos também defende a combinação dual de dieta equilibrada e exercícios físicos tensionais, sobretudo a musculação. Além disso, ele adverte que açúcares e farinhas brancas, bem como sódio, gorduras saturadas, alimentos industrializados e ultraprocessados precisam ser reduzidos drasticamente, “por razão da sua potencial atividade inflamatória que favorece a regionalização adiposa e a celulite”.

mulher-mede-gluteos-com-fita-métrica

Para o profissional, não existem alimentos que auxiliem unidirecionalmente na saúde dos glúteos. Portanto, o segredo é ingressar em uma rotina alimentar saudável com equilíbrio entre macro e micronutrientes para evitar sobrepeso, obesidade, além da celulite e da gordura da região glútea.

Ingerir suplementos de proteína, como o whey protein, favorece na saúde e na aparência da superfície dos glúteos? O nutricionista responde: “Se o indivíduo realiza exercícios físicos regulares e em intensidades que demandem recursos de suporte que não conseguem ser obtidos por intermédio da alimentação, os suplementos de proteína do soro do leite, como whey protein, podem ser bem-vindos”, diz.

whey protein
Whey protein

Todavia, ele ressalta que não há evidências científicas fortes que demonstrem associação ou causalidade entre a ingestão desse tipo de proteína, ou de outros suplementos nutricionais, e a melhora da qualidade ou textura músculo tecidual dos glúteos.

Sob o olhar da estética

Celulites podem desaparecer? “Sim, mas vai depender do grau e causa da celulite, porém, o tratamento é contínuo e inclui, além da tecnologia, boa alimentação e atividade física”, garante Priscilla Baracat, fundadora da Clínica INTI Estética e Bem Estar. De acordo com a consultora de estética, para um tratamento eficaz, é necessária uma avaliação personalizada e completa de cada paciente.

Os tratamentos mais eficazes para a celulite, orienta, são os que têm base em radiofrequência, LED, ondas de choque e vácuo (na medida correta), como o Vela Shape II, Legacy, e o X-Wave, complementados por drenagem linfática manual ou com o Cellutec.

cellutec

O Scuptra também é recomendado pela especialista, se “alternado com aparelhos que contenham radiofrequência, como o Exilis”. Ela afirma que eles melhoram a flacidez e deixam o bumbum mais modelado e empinado.

“Para melhorar a aparência da celulite, o X-Wave com a ozonioterapia é uma ótima opção também”, revela.

Sob o olhar da educação física

A personal trainer Vivi Mascarenhas reafirma todas as sugestões dadas pelos outros profissionais que envolvem a importância das atividades físicas para a saúde e a aparência dos glúteos.

“O fortalecimento dos glúteos vai muito além da estética. Glúteos fortalecidos são fundamentais para a estabilização pélvica e da coluna vertebral”, pondera.

Para malhar a região, a professora indica o agachamento, afundo e o leg press, usando “sempre a maior amplitude do movimento possível e com intensidade, ou seja, carga”. Contudo, ela lembra que não dá para isolar a área nesses exercícios. “Inevitavelmente, o quadríceps também vai trabalhar”, aponta.

mulher-fazendo-agachamento

Vivi ensina que o descanso faz parte do treino. “Sempre sugiro dois treinos por semana de membros inferiores: um com ênfase em quadríceps e outro com ênfase em glúteos e posterior de coxa”, declara.

Por fim, ela leva em consideração os exercícios de curta duração, além dos aeróbicos e treinos metabólicos, para melhorar a circulação.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?