Javier Yéspez abre embaixada para falar do 4º Festival Peruano
Com atrações gastronômicas e culturais, o evento deste sábado (10/08/2019) promete ser o maior já realizado no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O embaixador do Peru no Brasil, Javier Yéspez, abriu as portas de sua residência oficial para jornalistas da capital na noite de terça-feira (06/08/2019). Na ocasião, adiantou detalhes e as novidades do 4º Festival Peruano. O chef do restaurante Taypá, Marco Espinoza, estava presente e preparou uma degustação dos pratos que serão servidos neste sábado (10/08/2019), durante o festival.
Os convidados se deleitaram com os preparos e o autêntico pisco sour. O promotor da bebida Pisco no Brasil, Miguel Angel Murillo, ensinou o passo a passo de drinques que levam esse destilado.
De acordo com Yéspez, o encontro – que terá também atrações culturais – promete ser o maior e mais importante evento já realizado com foco na gastronomia peruana no país.
A entrada é gratuita e aberta ao público mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, posteriormente destinado ao Banco de Alimentos do GDF. Para evitar grandes filas, como nos anos anteriores, os pagamentos dos pedidos serão feitos em um cartão recarregável.
Nesta edição, o evento terá estrutura maior. O restaurante de Espinoza estará à frente de toda parte gastronômica do Festival Peruano, assim como dois renomados chefs que serão trazidos especialmente para a data: Edgardo Umeres e Rodrigo Valencia.
Umeres já cozinhou com os estrelados Gastón Acurio (Gastón & Astrid) e Virgílio Martinez (Central), além de com o renomado chef francês Alain Ducasse. Já Valencia é especializado em culinária chifa – uma fusão da chinesa com a peruana.
“Será um evento muito maior. Nós, como responsáveis pela parte gastronômica, resolvemos trazer dois chefs com experiência em festivais como o Mistura, realizado no Peru. Estamos importando 350 quilos de insumos diretamente de nosso país”, contou Espinosa.
A programação conta com palestra sobre pisco sour com Miguel Angel Murillo, apresentações de grupos folclóricos, bandas típicas, documentários, exposição e bazar de produtos de artesanato e culinária peruanos, como o refrigerante Inca Kola. Outra atração é o workshop de cajón (instrumento musical loca–l). Além, é claro, de brinquedoteca para entreter a criançada.
Para incentivar o turismo no país, serão sorteadas duas passagens aéreas de ida e volta Brasília-Lima, duas bolsas de estudos no Instituto Cervantes, e uma diária no Hotel Meliá durante o evento.
Confira os cliques:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.