metropoles.com

Helô Drummond ensina a escolher o tom de cabelo para parecer mais jovem

Segundo Helô, para responder ao questionamento “qual o melhor tom?”, vale fazer uma análise de coloração pessoal com uma profissional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem cedida ao Metrópoles
Helô Drummond
1 de 1 Helô Drummond - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Ficar em frente a uma prateleira de tinturas de cabelo na farmácia, supermercado ou na internet. Ao escolher a cor, os pensamentos são invadidos pelas dúvidas de qual tom combina comigo, com a minha pele e vai realçar os traços do meu rosto? Se você é uma das pessoas que define a tonalidade no modo aleatório, a consultora de imagem Helô Drummond deixa um aviso importante: a margem de erro do visual não ficar conforme gostaria é bem elevada.

De acordo com Helô, para responder ao questionamento “qual o melhor tom?”, vale fazer uma análise de coloração pessoal com uma profissional capacitada. Na avaliação, são levados em consideração alguns pontos, como se a pele é quente ou fria. Ela ressalta uma curiosidade das cútis negras.

A maioria das mulheres negras, por exemplo, acredita ter a temperatura quente. A percepção equivocada contribuiu às falhas não somente na hora de determinar o novo tom do cabelo ou das mechas, mas também em maquiagens, como  base, blush e corretivo. “O que não é verdade. Elas podem ter a pele fria”, garante Helô.

Entender essas nuances facilita encontrar as tonalidades para valorizar a cútis e os olhos. Durante o bate-papo com a coluna Claudia Meireles, a consultora revelou como funciona a análise cromática.

Na busca para decifrar o enigma capilar, são usados tecidos específicos e a luminosidade natural. Temperatura, intensidade e profundidade dos pigmentos também são fatores que influenciam a descoberta da cartela de cores e, consequentemente, os tons perfeitos para as madeixas.

Helô Drummond
Helô Drummond com os itens da análise de coloração pessoal

“Em casa e sozinha não dá para identificar a tonalidade ideal. Requer a presença de um expert”, reforça Helô. Ao determinar a paleta de cores individual, o próximo passo do processo é o contraste pessoal, definido pelo equilíbrio do tom da pele em relação aos olhos, cabelos e sobrancelhas.

Tendo harmonizado todos elementos (cartela de cores, contraste pessoal e intenção da imagem), chegou o momento de saber se o novo visual será um castanho iluminado, loiro perolado ou ruivo acobreado. “Se tiver intenção de fazer luzes puxando para o loiro, peles frias pedem tons voltados ao acinzentado ou perolado. Já o marrom dourado fica de indicação às quentes”, esclarece a profissional.

Em relação as madeixas ruivas, o tom do vermelho perfeito dependerá da temperatura da pele, conforme explica a consultora. “Sugiro apostar no vermelho mais vibrante com uma presença maior de cobre em peles quentes. Agora, se seu caso for o oposto, recomendo investir em um ruivo com maior presença de pigmentos arroxeados”.

Mechas de cabelo
Depois de descobrir a cartela de cores e o contraste pessoal, encontre o tom ideal

As clientes costumam perguntar à Helô sobre a tonalidade capilar para deixar o rosto mais iluminado. Segundo a profissional, para alguns tons de pele o mais indicado é escurecer os fios. As mulheres ficam surpresas com a resposta por acreditarem que clarear sempre trará melhor resultado, revela a consultora. O realce dos olhos cabe à harmonia entre as madeixas e a cútis.

Encontrar a cor adequada para tingir os fios é fundamental para a aparência. De acordo com Helô, a tonalidade certa deixa a pele iluminada, com aspecto de saúde e até mais jovial, enquanto a errada é traz a sensação de envelhecimento e destaca as olheiras.

Helô Drummond
Helô presta consultoria de imagem e análise de coloração pessoal

Aprendiz do cabeleireiro, colorista e consultor de imagem Peter Menezes, Helô Drummond recomenda atenção a quem for pintar os fios desde a raiz. “Caso vá clarear alguns tons a mais, a mulher poderá diminuir o contraste pessoal e, como efeito, apresentar um aspecto de palidez e abatimento”, garante. Se esse é o seu caso, a solução é recorrer à maquiagem para dar o ar saudável à cútis.

De acordo com a consultora, a tendência capilar do momento é a naturalidade. “Reflete o comportamento da sociedade e o estilo de vida desta pandemia”, frisa. Diante da atualidade, o cabelo castanho claro ganhou destaque, pois se adequa a quem não deseja adotar os fios loiros, mas gostaria de desfilar com madeixas mais claras.

“As loiras com tintura nos fios podem optar pelo castanho claro devido indicação pela cartela de cores de manter o cabelo mais escuro”, sustenta Helô.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?