Galeria Casa: espaço de ocupações artísticas é inaugurado na cidade
Doze galerias da cidade ocuparão o local ao longo do ano, com programação gratuita
atualizado
Compartilhar notícia
Este ano, Brasília ganhou um novo espaço dedicado à arte. Desde 28 de fevereiro, quem passa pelo shopping CasaPark pode visitar gratuitamente a Galeria Casa, espaço dedicado às artes visuais, à arquitetura e design, sob direção de Carol Kanji e Carlos Silva.
O espaço – projetado pelo escritório de arquitetura Bloco Arquitetos, de Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco – foi inaugurado no último dia 27 na presença de artistas plásticos, curadores e apreciadores de arte.
“Nós queremos fomentar a cultura a mostrar o trabalho dos artistas da cidade”, disse Ivana Valença, administradora do mall. Doze galerias da cidade ocuparão o local ao longo do ano. A cada mês, uma se instalará no espaço para realizar exposições, encontros com artistas e curadores, palestras, visitas orientadas e ateliês abertos com entrada gratuita.
A primeira a ocupar o espaço é a Galeria Karla Osório. Até 24 de março, a galerista Karla Osório realizará a mostra coletiva Exercícios do Olhar: plural-singular, com obras de Almandrade, Bené Fonteles, Dirceu Maués, Galeno, José Ivacy e Marcelo Solá, com texto curatorial e visitas mediadas por Marco Antônio Vieira.
Karla fez uma curadoria que fala sobre o processo da arte, mostrando a pintura em várias técnicas diferentes: sob papel, madeira, com materiais orgânicos e outros; e os trabalhos que estão no linear entre pintura e escultura. “São artistas que não têm afinidade técnica nem de estilo. A afinidade está na inventividade e no processo criativo extremamente original”, contou a galerista.
Na sequência, passarão pelo espaço a Galeria Clima; os coletivos de fotografia A Casa da Luz Vermelha e o Plano Imaginário; a Galeria Ponto e da Matéria Plástica – Arte Atemporânea.
O segundo semestre terá Elefante Centro Cultural; Referência Galeria de Arte; NACO – Núcleo de Arte do Centro-Oeste – e Par de Ideias; o projeto FUGA e a Galeria Pilastra, em outubro.
Em novembro, a Galeria Casa recebe uma galeria de fora de Brasília, promovendo um intercâmbio de informações entre galeristas.Oto Reifschneider Galeria e Escritório de Arte encerram a programação de 2019. Até fevereiro do próximo ano, as galerias XXX Arte Contemporânea, Alfinete e De Curators fecham o primeiro ciclo de mostras.
A direção do espaço ressalta que cada galerista tem a liberdade para fazer a sua curadoria. “É uma ocupação. Não há interferência alguma, seja na forma de expor ou na escolha dos artistas que virão”, explica Carol Kanji.
Entre o fechamento de uma mostra e a abertura da próxima, será feito um painel com palestras de arquitetos e designers convidados do Brasil e do exterior. A programação foi montada pelo escritório de arquitetura Bloco Arquitetos. A primeira palestra será realizada em 28 de março, com o FGMF – Arquitetos, de São Paulo.
Confira os cliques: