Fernanda Montenegro lança suas memórias em evento superconcorrido
Atriz mais celebrada do país, ela fascina os jovens e mostra que seu legado é eterno. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Imponente, sob uma luz que destaca ainda mais seu cabelo inteiramente branco e faz sua pele alva resplandecer como a lua refletindo o sol. Assim, surge Fernanda Montenegro. Basta a veterana artista adentrar o ambiente para que aplausos intensos e gritos de “maravilhosa” e “bravo” irrompam pelos quatro cantos.
Não, não é o fim de uma peça. É a chegada triunfal daquela que é tida por muitos como a maior atriz brasileira de todos os tempos. Imponente, a estrela é ovacionada por onde passa, e não foi diferente na noite de autógrafos do seu livro de memórias, Prólogo, Ato, Epílogo, que aconteceu na noite dessa quarta-feira (09/10/2019), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.
Primeiros da fila eram do Acre
O evento foi um dos assuntos mais comentados do dia no Rio de Janeiro. O espaço escolhido ficou lotado. A fila dava voltas, continuava pelas escadas e era formada for 300 sortudos que pegaram senhas limitadas, que davam direito a um autógrafo por exemplar. O último teve que esperar pacientemente por nada menos que quatro horas e meia, recebendo a valiosa dedicatória de Fernanda às 23h30. Os primeiros, entretanto, esperaram ainda mais.
Os amigos Wesley Sussuarana, de 24 anos, e Júnior Rodriguez, de 26 anos, chegaram às 10h para garantir os autógrafos. Detalhe: ambos são de Rio Branco, no Acre. “Aproveitamos que estaríamos na cidade para o Rock in Rio e resolvemos vir ao lançamento do livro da Fernanda, uma oportunidade única. Fiquei fã após Central do Brasil e O Auto da Compadecida. Eu era pequeno ainda. Recentemente, achei o papel dela em A Dona do Pedaço brilhante”, disse Wesley.
Encontro emocionado e inesquecível
O momento mais emocionante da noite foi protagonizado pela jovem atriz Letícia Agostinho. Aos 24 anos, ela viajou da cidade de Batatais, no interior de São Paulo, para o Rio de Janeiro, apenas para estar ao lado de Fernanda Montenegro, a quem assistiu pela primeira vez em 1999, também em O Auto da Compadecida. Ela estava tão emocionada que começou a chorar na fila e a sentir falta de ar, e precisou ser acalmada por pessoas próximas.
Quando chegou sua vez, ganhou um longo abraço da estrela da noite, sendo aplaudida por todos na livraria. Fernanda confidenciou algo no ouvido de Letícia, mas o que foi dito, será segredo. “Prefiro guardar para mim. Foi meu presente de aniversário, celebrado no último dia 7 deste mês”, disse. “O sonho dos meus amigos era ir para a Disney, o meu sempre foi conhecer a Fernanda”, disse a jovem, feliz da vida e com viagem marcada para São Paulo dali a poucas horas.
Os admiradores célebres
Não poderia ser diferente. Diversos atores compareceram para celebrar aquela que é uma de suas maiores inspirações. Entre eles, Luís Lobianco, Stella Freitas, Cristina Pereira e Guilherme Weber. Jornalistas, como Miriam Leitão e Edney Silvestre, e o produtor, cantor e escritor José Maurício Machline também estiveram no evento.
Filha da estrela, Fernanda Torres não escondia o orgulho em seus olhares para a mãe. Seu marido, o diretor Andrucha Waddington, e o filho, Joaquim (que está iniciando a carreira artística), também deram abraços em Fernanda Montenegro.
Lançado pela Companhia das Letras, Prólogo, Ato, Epílogo é o livro de memórias da atriz, que fará 90 anos no próximo dia 16 de outubro. Nele, ela narra a saga de seus antepassados – lavradores portugueses, do lado paterno, e pastores sardos, do lado materno.
Além disso, conta os detalhes de como ela e o marido, Fernando Torres – falecido em 2008 –, se conheceram, largaram seus empregos e decidiram se dedicar de corpo e alma à arte, fala sobre os desafios de criar os filhos com a incerta vida como artistas e revela tudo sobre sua brilhante carreira, que lhe valeu, até mesmo, uma indicação ao Oscar pelo filme Central do Brasil (1998).
Confira os cliques da noite de autógrafos: