Fecomércio-DF lança Câmara de Mulheres Empreendedoras com homenagens
A cerimônia ocorreu na terça-feira (07/05/2019), em um auditório repleto de mulheres que desempenham trabalhos relevantes para o DF
atualizado
Compartilhar notícia
Na manhã de terça-feira (07/05/2019), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) homenageou 67 mulheres por seu trabalho na capital. A iniciativa fez parte do lançamento da Câmara de Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios do Distrito Federal.
Mais de 90 convidadas atuantes em diversos segmentos – parlamentares, empresárias e representantes da sociedade civil – participaram do encontro realizado na sede da Fecomércio, no Setor Comercial Sul, a convite de Beatriz Guimarães, presidente da instituição.
Algumas das atribuições da câmara será a “elaboração de políticas voltadas para as mulheres no âmbito empresarial em busca de melhorias do ambiente de negócios para a mulher no Distrito Federal, incentivos para a abertura de novos negócios, integração e troca de experiências, além de qualificação para a mulher empresária”, segundo Beatriz.
“Nós precisamos melhorar as taxas de financiamento para os nossos negócios porque somos melhores pagadoras, mas, quando vamos ao mercado financeiro, nos deparamos com condições piores do que a dos homens”, enfatizou.
A mesa de abertura do evento contou com Beatriz Guimarães, o diretor da Federação do Comércio, Rogério Tokarski; a subsecretária-geral da Confederação de Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Cláudia Brilhante; a presidente da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio Paraná, Luciana Burko Maciel; e a diretora de Administração e Finanças do Sebrae-DF, Rose Rainha.
Também integraram a mesa, a secretária da Mulher do Distrito Federal, Ericka Filippelli; a procuradora Especial da Mulher da Câmara Legislativa, deputada distrital Júlia Lucy; a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça; a coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Federal, deputada federal Celina Leão (PP); e a deputada federal Flávia Arruda (PR).
Foi uma manhã repleta de discursos empoderados, demonstrando a força da mulher e a vontade de conquistar o espaço no mercado de trabalho. Cláudia Brilhante reforçou a importância da união entre todas para o fortalecimento delas no mercado de trabalho. “A maioria das mulheres são provedoras do lar, mas não das próprias vidas. A mulher tem que ser financeiramente independente. Somos empreendedoras por natureza”, ressaltou.
Dez mulheres que se destacam na vida empresarial foram convidadas a integrar o Conselho de Mulheres Notáveis: a sócia-diretora da Gabinete C, Claudia Pereira; a reitora e professora do Iesb, Eda Machado; Edy Elly Bender, do Sindicato dos Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do DF (Sindlab); as cofundadoras do Laboratório Sabin, Janete Vaz e Sandra Costa; Janine Brito, da Ferragens Pinheiro; a gestora de políticas públicas Maria Vandira de Brito Peixoto; a empresária Moema Leão; a diretora administrativa e financeira do Sebrae-DF, Rose Rainha; e Soraia Tupinambá, do grupo Claro, Net e Samsung.
Além delas, Claudia Meireles, Samantha Sallum, Eliane Rocha, Paula Santana, Ana Dubeux e outras empresárias, empreendedoras, gestoras de negócios, representantes sindicais foram convidas a compor Câmara.
Confira os cliques: