metropoles.com

Expert em megahair, cabeleireira Cirlene Miranda ensina a cuidar dos fios

Com 36 anos de profissão, a especialista tem uma agenda recheada de nomes de famosas, como Aline Barros, Bruna Karla e Heloísa Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@cirlenemirandastudio/Reprodução/Instagram
Expert em mega hair Cirlene Miranda
1 de 1 Expert em mega hair Cirlene Miranda - Foto: @cirlenemirandastudio/Reprodução/Instagram

Adotar o visual que deseja é uma fórmula quase imediata de dar um boost na autoestima. Para conquistar a nova imagem, o cabelo tem papel fundamental no resultado da produção. Praticamente uma fada madrinha, a expert em megahair Cirlene Miranda consegue, em um passe de mágica, ou melhor, com extensões capilares, fazer uma transformação no qual deixa as mulheres com as madeixas dos sonhos.

Requisitada pelas famosas, como Aline Barros e Bruna Karla, a coluna Claudia Meireles se viu no ofício de conversar com a profissional sobre a técnica. Com estúdio fixo na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, Cirlene abre agenda por cidades brasileiras. Em setembro, ela esteve em Brasília e atendeu no salão Desiderata Cabeleireiros, no Lago Sul. Na ocasião, a expert deixou Heloísa Bolsonaro com os cabelos longos e impecáveis.

Técnica inovadora

A técnica usada por Cirlene é confeccionada à base de resinas com potencial antialérgico. Implantadas por meio de uma tecnologia aliada a trabalhos manuais, as fitas são feitas com fios brasileiros leves e finos, razão para não pesar e prejudicar o couro cabeludo. Segundo a profissional, suas extensões promovem o maior crescimento das madeixas ao longo do tempo, além de preservarem o cabelo da própria cliente por servirem como uma capa de proteção.

Cirlene Miranda e Aline Barros
Cirlene Miranda com a cantora Aline Barros

Ao recorrer ao serviço da expert, cada cliente dispõe de uma peça exclusiva: “Hoje, 90% dos meus cabelos são de extrema qualidade e com tecnologia de ponta”. Em relação à procedência, Cirlene afirma utilizar fios de vários lugares, com prioridade aos cabelos oriundos da região Sul do país. “Eles têm a miscigenação perfeita, nem tão finos nem tão grossos. Com um fundo de clareamento preciso, os tons mais frios permitem todas as naturalidades de cores de mechas sem necessitarmos usar volumagens altas”, explica.

Antes da clientela sair com as madeixas radiantes, a cabeleireira faz uma consultoria prévia a fim de entender a real necessidade da mulher. Outro motivo para a avaliação está em estudar o cabelo, porque a aplicação do megahair tem de ser semelhante aos fios naturais. Após finalizar a análise dos pontos, começa o procedimento em que faz o corte no tamanho da mecha a ser colocada no fio do cabelo rente à raiz, de acordo com a calota craniana.

“No processo de escolha do megahair, primeiro ouço a cliente com o objetivo de saber qual a sua exigência. Se querem mudar radicalmente o visual ou ficar com extensões imperceptíveis ao público, por exemplo. Às vezes, ela quer apenas trazer saúde e jovialidade aos cabelos, pois se desgastam com o tempo”, determina Cirlene.

De inúmeras técnicas aprendidas, Cirlene levou em consideração a que tem menos tração do fio do couro cabeludo. Segundo a especialista, há métodos existentes no mercado ultrapassados, mesmo assim, algumas clientes resistem às mudanças por estarem acostumadas com os procedimentos antigos. Um dos atrativos do atendimento da expert é o tempo. Ao longo da trajetória profissional, a cabeleireira desenvolveu maneiras de otimizar a aplicação das extensões: “É muito rápido, pois o cabelo vem totalmente pronto”.

“Cada caso é um caso”

A profissional vê a etapa do “diagnóstico” capilar como um dos ingredientes de seu sucesso. Do ponto de vista da especialista, o resultado das extensões se dá com excelência devido à boa execução do corte e da junção da cor. “Tenho cuidado de analisar o fio da cliente e indicar um fio de textura similar ao cabelo dela”, argumenta Cirlene, profissional com 26 anos de atuação no ramo das extensões capilares. Existem situações em que a cabeleireira faz peças com madeixas de crianças e bases ainda mais leves e flexíveis.

Dá para aplicar a técnica em todo tipo de madeixa, destaca Cirlene. No entanto, há fios que não suportarão as extensões por conta do alto enfraquecimento, situação verificada durante as consultorias prévias. “O bulbo capilar não vai aceitar”, assegura. Algumas pessoas já chegaram na profissional com a certeza de que, pouco tempo depois, estariam com megahair, mas a expert nega-se a implantar a técnica em casos específicos. Por exemplo, cabelo parecido a uma penugem ou em forte transição hormonal.

Cirlene Miranda
Especialista em megahair e colorimetria, a expert tem cursos nos Estados Unidos e na China

A profissional indica, primeiramente, tratar o couro cabeludo, fortalecer o fio da raiz até a ponta e restabelecer os hormônios. “Somente assim, poderá colocar as extensões”, garante. Apesar do termo megahair significar cabelo comprido, em tradução do inglês, a técnica passou a ser demandada também ao preenchimento das pontas. O procedimento não precisa ser feito em toda a cabeça, por vezes, somente nas laterais, forma que permite realizar cortes definidos, assimétricos, com texturas encorpadas.

A quem tem pouco cabelo e sonha com madeixas volumosas, o megahair surge como aposta perfeita. “Essas pessoas aderem pelo resto da vida”, sustenta. No caso das pessoas com corte químico ou cirurgias que fazem os fios caírem, o procedimento ajuda na recomposição capilar. A expert orienta usar a extensão até conquistar o resultado desejado.

Queridinha das celebridades, sendo alguns nomes mantidos em segredo, Cirlene conta a respeito da grande procura em seu estúdio no Rio de Janeiro pela coloração somente no megahair. No caso, optam por mechas ou realçar o tom das pontas sem sensibilizar todo o fio, conforme explica: “Proporciona um resultado incrível, porque as pessoas poupam a saúde do cabelo, deixando fazer mechas e o clareamento das pontas fica por conta das extensões capilares”.

Cirlene Miranda com uma cliente
A profissional comanda um estúdio homônimo no Rio de Janeiro
Cuidados

Como ocorre com outros procedimentos capilares, a extensão com o selo de qualidade Cirlene Miranda requer manutenções. Ela aconselha procurar assistência no prazo de 40 a 75 dias. O tempo para dispor das habilidades da cabeleireira depende do estilo de vida de cada pessoa. Por exemplo, quem lava as madeixas diariamente terá o período mais curto. “Irá demorar mais fazer a manutenção em um cabelo denso, com textura cheia. Ao contrário de um cabelo fino, demanda menos tempo”, esclarece.

Uma pergunta frequente das clientes de Cirlene e adeptas da extensão capilar é: como manter a saúde do megahair? Primeiro passo, evitar o uso diário de secador, principalmente, em cima dos fios implantados. Na hora de lavar as madeixas, ela instrui investir no leave-in com proteção térmica ou o produto com função de ativar os cachos. Na composição, opte pelos itens oil-free e sem parabenos, minerais ou silicone.

“Produtos com componentes químicos não contribuem para a saúde nem do fio natural nem do megahair. Lembrando que a extensão capilar não é diferente do nosso cabelo. Nós lidamos com peças humanas exclusivas, que são tão fios de cabelo quanto os naturais. Se qualquer produto desgasta suas madeixas de origem, irá prejudicar também a extensão capilar”, avisa Cirlene Miranda, expert das celebridades.

Cirlene Miranda
Cada peça é exclusiva e os fios têm tecnologia de ponta

A cabeleireira costuma escutar questionamentos sobre a técnica danificar as madeixas. Nessas situações, Cirlene faz o seguinte convite: “Vem e experimente”. Ela garante que é capaz, até mesmo, de fazer quem já usou o megahair e teve algum trauma mudar a opinião. “Chamamos para ver com os próprios olhos e sentir a diferença do conforto e flexibilidade das nossas peças. Agora, não dá para colocar uma extensão que vá ficar rente ao couro cabeludo sem haver absolutamente nada”, justifica.

Dicas de ouro

Tem extensões capilares e quer saber como cuidar direitinho dos fios? Claro que a coluna Claudia Meireles não perderia a oportunidade de pedir conselhos à expert.

1 – Lave o cabelo de duas a três vezes por semana;
2 – Dê adeus à sauna. Ela aquece a temperatura corporal: “Como o megahair está preso por meio de fitas adesivas, de dupla face, o calor excessivo faz com que as extensões deslizen com facilidade”, explica a cabeleireira;

Cirlene Miranda
A cabeleireira faz as extensões em todos os tipos de cabelo após consultoria prévia

3 – Não direcionar o jato do secador nas fitas;
4 – Piscinas e praias estão liberadas, mas fica o aviso de Cirlene: “Se a pessoa faz um investimento, ela não deve ficar de molho na piscina, porque o metal pesado danifica o próprio cabelo, o que dirá o megahair”.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?