Estique o corpo com o alongamento da professora Sylmara Salviano
De acordo com a instrutora, é possível se alongar para melhorar a postura em qualquer momento do dia
atualizado
Compartilhar notícia
Com a regra do confinamento domiciliar, movimentações intensas foram deixadas de lado. Correr ao ar livre, andar de bicicleta ou jogar vôlei com os amigos são algumas das atividades que precisarão esperar o fim da quarentena. Enquanto o momento de liberdade não chega, o ir e vir se restringe aos cômodos do lar, o que aumenta o sedentarismo.
Segundo a professora de alongamento e pilates Sylmara Salviano, “o corpo sente saudades de dar umas voltinhas”. A primeira região a sofrer alterações com o a falta de atividades é a postura, em função do encurtamento de vários grupos musculares. Para que as mudanças sejam menos rigorosas, a instrutora preparou uma aula da modalidade.
As regiões corporais a serem beneficiadas com os exercícios propostos são: cintura escapular, tronco e quadril, além dos isquiotibiais, grupo de músculos localizados na parte posterior da coxa. Para continuar com o tônus muscular, o alongamento de Sylmara traz como foco a respiração.
“Indivíduos com menor condicionamento físico ou sedentários gastam mais energia para respirar. Um atleta usa 7% do oxigênio na musculatura respiratória, enquanto uma pessoa com condicionamento baixo triplica a quantidade, chegando a usar de 20% a 25%”, explica a professora.
Diferente de lutas, danças ou musculação, o alongamento não necessita de experiência prévia. De acordo com Sylmara, dá para fazer quando surgir vontade de esticar o corpo. Antes de começar o home office, assistir vários episódios de uma série ou assumir o controle das panelas, por exemplo. “Muitas vezes, nos esquecemos de relaxar os músculos em ações diárias”.
Agora, pegue uma toalha e repita as posições desenvolvidas pela instrutora!
Caso sinta algum desconforto depois da aula, isso significa que o corpo se acostumou a ficar em uma postura incorreta, aumentando, dessa forma, a tensão dos músculos. Inicialmente, o ideal é manter as posições sugeridas pela professora por 40 segundos. Sylmara recomenda elevar o tempo dos exercícios conforme a capacidade. “Nada de ir além do suportável”, aconselha.
Diante da falta de movimentação, o alongamento surge como prática ideal, pois traz resultados imediatos, como “adequação à postura correta, redução de tensões musculares, relaxamento, prevenção de lesões, ativação da circulação sanguínea, consciência e controle corporal consegue a curto prazo”, detalha a instrutora.
Em tempos de novo coronavírus, aumentar a imunidade é um santo remédio. A benesse pode ser adquirida por quem pratica alongamento, além de melhoria do sono e diminuição do estresse e ansiedade, problemas gerados pelo acúmulo de tensão decorrente da diminuição de qualidade vida. “Por meio dos movimentos corporais, há uma melhoria da saúde e do bem-estar das pessoas”, explica Sylmara.
Por conta do fechamento das academias, a instrutora de pilates e alongamento da Bodytech, O2 Fitness e Centro Clínico Linea Vitta se reinventou. Lives e aulas virtuais passaram a ser pedidas pelos alunos das instituições: “Acompanho o feedback de várias alunos. Observo o quanto se engajam nas atividades”, encerra.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.