Dermatologista dá conselhos valiosos para as grávidas evitarem o melasma
A região facial merece atenção redobrada por sofrer os impactos da alteração hormonal das mamães, explica a dermatologista Danglades Eid
atualizado
Compartilhar notícia
Desde o momento de ver a confirmação do exame de gravidez até o nascimento do bebê, as mamães passam por um misto de emoções, sem contar as mudanças no corpo. Não é segredo que a gestação ocasiona alterações no organismo das mulheres. Os primeiros indícios são os enjoos, seguidos do crescimento da barriga.
As mudanças, porém, não se restringem somente ao abdômen. A pele do rosto das gestantes pode ser bastante afetada com o surgimento de manchas nada agradáveis, conhecidas como melasma. A região merece atenção redobrada por sofrer os impactos do aumento de hormônios das mamães.
Com a ansiedade à flor da pele para segurar o filho no colo, elas não precisam de mais uma preocupação. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a dermatologista Danglades Eid fez um beabá de cuidados com a cútis da face, especialmente a das grávidas. A intenção é colocar em ação as recomendações da médica ao longo da gestação para evitar o melasma. Tome nota!
Manchas
Durante a gravidez, há uma elevação dos níveis de estrógeno, progesterona e hormônio MSH, conforme explica Danglades. As substâncias favorecem a hiperpigmentação da pele. A exposição solar e a predisposição genética podem potencializar ainda mais o surgimento do melasma.
De acordo com a profissional, a principal forma de prevenir o aparecimento de manchas escuras no rosto é evitando ficar por muito tempo exposta ao sol. Os filtros com proteção UV devem ser reaplicados várias vezes durante o dia. Também é aconselhado usar chapéus e óculos escuros ao sair de casa.
“Por causa das alterações hormonais desse período, algumas gestantes podem desenvolver o melasma. O principal cuidado é usar protetor solar diariamente para prevenir o aparecimento de manchas”, reforça Danglades.
Dentre os cuidados que as mamães não podem deixar de lado, estão a limpeza facial e a hidratação, indica a médica.
Produtos
Pensou em começar a rotina de cuidados com o rosto? A dermatologista irá te ajudar a encontrar os produtos adequados para essa fase. Fica a dica de optar por itens com vitamina C, ácido hialurônico, glicerina e óleos minerais na fórmula.
“A vitamina C pode ser usada com segurança nesta fase, por ter ação antioxidante e ser um clareador. Quando associada ao protetor solar, o nutriente ajuda a proteger mais a pele”, esclarece a médica.
Por conta da gestação, as mulheres devem evitar composições com ureia, ácido salicílico e ácido retinoico. Segundo a dermatologista, ao adquirir sabonete, protetor solar e hidratante, busque por produtos apropriados ao seu tipo de pele.
Pele oleosa
Durante a gravidez, a cútis pode ficar mais oleosa que o normal e propensa ao surgimento de acne. Contribui para evitar o aparecimento da condição cutânea o uso de produtos de cuidados diários especializados ao tipo de pele. Segundo Danglades, há medicamentos para o tratamento de acne que são seguros e indicados a gestantes, mas só podem ser prescritos após uma consulta médica.
“Fiquei com manchas!”
As mulheres que deram à luz e ficaram com melasma no rosto depois da gestação contam com várias opções de tratamento. “Fórmulas com ácidos clareadores para serem usados em casa, peelings, microagulhamento e mesoterapia” são as recomendações da dermatologista. A mesoterapia consiste na aplicação de substâncias medicamentosas na pele com a finalidade de reduzir as manchas faciais.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.