metropoles.com

Chef Keli Mayer conta como é abrir um novo restaurante durante a pandemia

A empresária e chef comanda o Mayer Sabores do Brasil e o Café das Orquídeas, ambos localizados na 116 Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Esp. Metrópoles
Keli Cristina Mayer
1 de 1 Keli Cristina Mayer - Foto: Myke Sena/Esp. Metrópoles

Com mais de uma década de atuação no Sudoeste, a empresária, nutricionista e chef Keli Mayer almejava aventurar-se abrindo mais um restaurante, desta vez, porém, em outra região brasiliense. Depois de procurar o ponto perfeito e que atendesse às suas expectativas, ela encontrou o endereço na 116 Sul. O que seria apenas uma casa gastronômica se estendeu para um café. Seja bem-vindo ao Mayer Sabores do Brasil e ao Café das Orquídeas.

A coluna Claudia Meireles tratou de fazer uma visita ao novo point da capital. Com 25 anos de atuação no segmento, a chef reinventou-se e adequou com maestria o espaço da nova empreitada. Apesar da constante preocupação com as dificuldades impostas pela pandemia, Keli não desistiu do sonho de lançar mais um projeto, posteriormente transformado em dois. Como lema, ela tem interiorizado: “Cada dia é um dia”.

“Não foi fácil, mas as pessoas aceitaram bem a ideia e estavam precisando sentir a natureza, em um local sem aglomeração. Nossa clientela nos vê seguindo os protocolos e retornam outras vezes”, argumenta a empresária.

Mayer Sabores do Brasil

Como o próprio nome diz, o restaurante traz na proposta a comida brasileira com o toque refinado, pensado detalhadamente pela chef Keli e aplicado ao menu. Para já deixar os fiéis e novos clientes com água na boca, o Mayer tem diferentes pratos tupiniquins que são entrelaçados com uma mistura de sabores e aromas.

Nutricionista de formação, Keli usou os conhecimentos para o desenvolvimento do cardápio que leva à risca princípios da alimentação saudável.

“Não uso gordura nem alimentos transgênicos. Opto por orgânicos, desde os legumes e folhagens ao peito de frango”, entrega a proprietária do Mayer Sabores do Brasil. Dentre os pratos à disposição, a empresária gosta de se deleitar com o risoto da horta. “Leve e delicioso”, descreve.

Já os clientes preferem apostar em receitas com frutos do mar, como o bacalhau assado na brasa. Premiado pela Abrasel, o prato leva, ainda, banana, aspargos e mel do Cerrado. “Muito bonito e saboroso. Como é do meu outro restaurante, nós fizemos uma releitura na montagem”, explica Keli. Há opções para quem é vegano, como o nhoque de banana-da-terra.

Restaurante Mayer e Café das Orquideas
Fachada do restaurante Mayer Sabores do Brasil
Café das Orquídeas

A empresária alugou a loja ao lado do restaurante. A princípio, a unidade serviria como apoio. Mas, com a pandemia, Keli e os profissionais da Choque Arquitetura, Design e Gestão Estratégica precisaram adaptar a obra ao período. Juntos, decidiram investir na parte de trás do Mayer e viram a oportunidade de criar o café. O point, até então, estava sem nome. Eis que recebe a alcunha exata. “O vizinho, dono de uma loja de disco, questionou sobre colocarmos o nome de Café das Orquídeas”, recorda a chef.

O nome não surgiu por acaso. Como resolveu criar um ambiente na área externa, Keli ganhou de presente orquídeas do marido, Celso Zuza. Ela sugeriu colocar as flores nas árvores do espaço. À frente do escritório de arquitetura, Simone Turíbio, Marília Turíbio e Dimitri Lociks  tiveram a ideia de embelezar o ambiente com 450 orquídeas ao saberem da preferência da chef do Mayer.

As orquídeas dividem espaço com uma variedade de ervas. Por exemplo, tomilho, alecrim, hortelã, manjericão, orégano, pimenta, entre outras. De acordo com a proprietária da casa gastronômica, o Café das Orquídeas é o irmão independente do Mayer Sabores do Brasil. Com cardápio próprio, doces e drinques estão entre as opções de delícias. “Estudamos sobre a bebida. Adicionamos a culinária brasileira e englobamos no café. Também fomos para a confeitaria mais requintada”, revela.

Dentre o leque de opções, prometem surpreender o paladar a tortinha de caipirinha e chocolate da Amazônia com banana, prato pintado à mão. Aos sábados e domingos, fica a dica do saboroso brunch do Café das Orquídeas.

Restaurante Mayer e Café das Orquideas
Orquídeas por toda a parte. As flores encantam os clientes
Projeto arquitetônico

As mentes da Choque Arquitetura, Design e Gestão Estratégica acompanharam todas as etapas do “sonho” de Keli Mayer e Celso Zuza. Os experts fizeram análise de mercado, trabalho de branding e reposicionamento de marca até que chegaram ao conceito de sabores do Brasil. Juntos, o trio de profissionais definiram maneiras de traduzir no ambiente as conexões brasileiras feitas pela chef em temperos, sabores e texturas. “Trouxe isso para a arquitetura, mas com um ar contemporâneo”, destaca Simone Turíbio.

No projeto, Dimitri, Marília e Simone resgataram valores brasilienses, por exemplo, a memória bucólica e original de Lucio Costa surge no paisagismo. A proprietária desejava recordar memórias da infância e da família. O trio tratou de aplicá-las na proposta. “Nessa jornada, todas as escolhas foram fundamentais e bem pensadas desde o início. Levamos em consideração toda experiência do cliente”, garante Simone à coluna.

Não é só a essência de Lucio Costa que transparece no Mayer Sabores do Brasil e Café das Orquídeas. Como Keli queria devolver à capital um parque, os arquitetos homenagearam o paisagista Burle Marx. “Parece que você está em um bosque, não em um restaurante”, defende a arquiteta. Os profissionais trabalharam com três níveis de vegetação a fim de que o cliente tenha vistas diferentes.

No segundo pavimento do restaurante – voltado a eventos intimistas –, as pessoas visualizam a combinação das orquídeas com a copa das árvores. O escritório “brincou” também com a iluminação. Quem chega aos ambientes fica impressionado com as luzes, conforme ocorreu com a coluna.

07-10-2020MS_Restaurante Mayer e Café das orquideas-8
Vista da área superior do Mayer Sabores do Brasil
Responsabilidade social

Tanto o Mayer Sabores do Brasil quanto o Café das Orquídeas seguem todos os protocolos de segurança da Covid-19. Os dois ambientes somavam 280 lugares, entretanto, devido ao distanciamento social, apenas 120 lugares estão disponíveis. Na avaliação da proprietária, os clientes ao verem o cuidado das equipes com as medidas de proteção voltam a visitar os points outras vezes. “Sentem a natureza na área externa”, analisa Keli sobre quem opta por ficar no jardim.

Consciente a respeito da responsabilidade social, a chef promove ações de coleta seletiva, recolhimento de óleo e separação dos itens de vidro da cozinha a serem descartados. Com 25 anos de atuação em restaurantes, Keli está em constante preocupação com o mundo e sabe da importância de manter uma estrutura correta.

Confira cliques do espaço:

Restaurante Mayer e Café das Orquideas
O restaurante fica na 116 Sul
Restaurante Mayer e Café das Orquideas
As orquídeas embelezam o lugar
Claudia Meireles e Keli Cristina Mayer
Claudia Meireles e Keli Mayer
Marília Turibio, Keli Cristina Mayer e Simone Turibio
Marília Turíbio, Keli Mayer e Simone Turíbio
Restaurante Mayer e Café das Orquideas
Parte da fachada do restaurante Mayer
Restaurante Mayer e Café das Orquideas
A coluna provou e aprovou o sagu da casa
Restaurante Mayer e Café das Orquideas
Café especial
Restaurante Mayer e Café das Orquideas
Fachada do Café das Orquídeas
Thiago Malva, Keli Cristina Mayer e Claudia Meireles
Thiago Malva, Keli Mayer e Claudia Meireles
Marília Turibio
Marília Turíbio
Juliana Porto e Juliana Rezende e Priscila Mantelle Machado
Juliana Porto e Juliana Rezende e Priscila Mantelle Machado
Thiago Malva e Tales Simões
Thiago Malva e Tales Simões
Marília Turibio e Simone Turibio
Marília Turíbio e Simone Turíbio
Keli Cristina Mayer
Keli Mayer
Restaurante Mayer e Café das Orquideas
O local conta com mais de 450 orquídeas
Restaurante Mayer e Café das Orquideas
O verde toma conta do espaço, lembra um bosque
Restaurante Mayer e Café das Orquideas
Drinques da casa
Restaurante Mayer e Café das Orquideas
Mais um drinque com o sabor brasileiro
Restaurante Mayer e Café das Orquideas
Beleza ao olhar e sabor ao paladar
Restaurante Mayer e Café das Orquideas
Os donos investiram em cafés especiais

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?