Carnaval: cinco países que também celebram a data com entusiasmo
Baile de máscaras, carros alegóricos, dança, música e folclore marcam a folia mundo afora
atualizado
Compartilhar notícia
Brasil é o país do Carnaval, muita gente sabe… Mas se engana quem pensa que viajar para o exterior significa fugir da folia. Há lugares pelo mundo que encantam os turistas pela beleza e animação neste período.
Ficou curioso? A coluna Claudia Meireles entrega:
Veneza, Itália
Uma das mais conhecidas celebrações do mundo está em Veneza, na Itália. Marcado pelo uso de máscaras de porcelana e fantasias estonteantes a céu aberto, o Carnevale di Venezia tem história. Os adornos foram usados, séculos atrás, como protesto contra a hierarquia de classes da época. O baile de máscaras é considerado atração turística e tornou-se um verdadeiro espetáculo.
Nova Orleans, EUA
Criatividade não falta para os foliões que desfilam pelas ruas de Nova Orleans, nos Estados Unidos. Conhecido como Mardi Gras, o Carnaval americano é um dos maiores do mundo. O tema das fantasias é liberado, ou seja, imaginação e diversão estão garantidas.
Nice, França
As festas de Nice são repletas de cultura. Carros alegóricos, dançarinos, músicos e bonecos gigantes de papel machê ocupam as calçadas da cidade. Vale destacar a Batalha das Flores, parada em que personagens jogam flores ao público. Quem pegar os buquês terá sorte na vida.
Colônia, Alemanha
Assim como no Brasil, os habitantes de Colônia, na Alemanha, tiram as fantasias do armário. Cerveja, animação e muito sorriso no rosto marcam o Carnaval local, mesmo com as baixas temperaturas. No sul da cidade, carros alegóricos produzidos com caixas de chocolate e doces fazem sucesso na multidão.
Oruro, Bolívia
Folclórico, o Carnaval da Bolívia mistura tradições andinas com católicas. Marcada pela arte, a festa é aguardada pelo público todos os anos. A folia é considerada obra-prima do Patrimônio Histórico Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.