Cachos dos sonhos! Veja dicas de cuidados com fios e conheça o método LOC
A coluna conversou com a hair stylist Leticia Cunha para saber quais são os melhores produtos e as técnicas para as mechas enroladas
atualizado
Compartilhar notícia
Voltar às origens e permitir o crescimento e desenvolvimento natural dos cabelos tem sido uma prática bastante comum em tempos de quarentena. Enquanto a retomada dos salões de beleza ocorre de forma gradual, cuidar das madeixas se tornou uma meta alcançável.
A atriz Juliana Paes pode servir de inspiração para as brasileiras que ainda estão no meio do caminho ou ainda não tiveram coragem de trocar o alisamento pelos cachos naturais. No período de confinamento, a musa da tevê assumiu os fios enrolados e “zerou” a internet com a quantidade de elogios que recebeu.
Assim como a apresentadora Maisa Silva, a artista que interpretou a boleira Maria da Paz em A Dona do Pedaço, de Walcyr Carrasco, entrou no movimento de transição capilar e estreou com o novo estilo em um vídeo em seu perfil na rede social em que aparece com o marido, Carlos Eduardo Baptista, e com os filhos, Antônio e Pedro, pedindo ao público que fique em casa (em razão do combate ao novo coronavírus).
De lá pra cá, Juliana Paes tem “parado a web” com belíssimos cliques que mostram seu sorriso marcante e as madeixas iluminadas.
Entretanto, apesar do resultado encantador, cuidar das madeixas não é uma tarefa fácil: requer atenção, uso de bons produtos e carinho com os fios. Pessoas com mechas encaracoladas, em especial, enfrentam também um desafio para mantê-las hidratadas e moduladas.
Pensando nisso – e sempre em busca de fórmulas que facilitam o nosso dia a dia –, a coluna Claudia Meireles descobriu uma técnica consagrada nos Estados Unidos por “salvar” as madeixas enroladas dos dias ruins, o método LOC.
Conheça:
LOC é a junção das siglas iniciais de Leave-In, Oil (óleo) e Cream (creme). Essas três palavras são exatamente as etapas da rotina de modelagem dos cabelos pós-lavagem proposta pelo método. A técnica é ideal para mechas secas e que absorvem demasiadamente produtos capilares, ou seja, que têm alta porosidade.
Vale lembrar que nossos fios são como a nossa pele em skincare: eles ficam em sua melhor versão quando a gente acerta na ordem de aplicação dos produtos.
Veja o passo a passo, segundo o site americano Marie Claire, do método LOC:
Primeira etapa: além de hidratar bastante, os condicionadores leave-in agem como spray desembaraçante. O produto torna mais fácil ainda passar os dedos nas mechas para tirar os nós chatos.
Passe o leave-in após o banho com o cabelo ainda molhado. Fique atenta para revestir adequadamente cada fio.
Segunda etapa: além de fixar melhor o leave-in, o óleo dá uma camada extra na hidratação e protege as madeixas da poluição e da umidade do ar. Mas atenção! Essa parte exige cuidado, pois a quantidade de óleo deve ser moderada.
Coloque uma pequena quantidade do produto na palma das mãos, esfregue-as e aplique-o nas pontas do cabelo. Lembre-se: menos é mais!
Terceira etapa: revigorar os fios e deixá-los acomodados naturalmente em sua melhor versão são as funções dos cremes, a última etapa do método LOC. Eles auxiliam na selagem da umidade e criam uma definição extra.
Não tem muito segredo: aplique uma camada fina de creme em cada mecha e deixe o cabelo secar ao ar livre, ou através de um difusor. Observe que os cachos ficam saudáveis, fofos e super-hidratados.
Dicas de expert
Dona dos cachos deslumbrantes, a hair stylist Leticia Cunha afirma à coluna que o método LOC sempre existiu, mas ganhou mais visibilidade nesses últimos tempos com a adoção de famosas. “Eu gosto de usar apenas nos cabelos que são extremamente secos com o auxílio de um borrifador. Para quem está aprendendo a lidar com os cachos, é uma ótima alternativa”, indica.
Leticia não deixa de se orgulhar de seus fios, característica que herdou da mãe – que sempre a motivou a manter as madeixas naturais. “Recebo muitas clientes em transição e percebo que fiz a escolha certa de não ter alisado”, revela a expert no assunto, honrada em ser procurada por pessoas que decidem fazer a transição.
Para ela, a única parte difícil de manter o cabelo cacheado é a inicial, ou seja, de transição, fator que exige paciência. “Minha sugestão é que a pessoa consulte um terapeuta capilar ou um hair stylist com experiência em cortes de cabelos cacheados e busque sempre uma referência que se pareça mais com o cacho. O primeiro passo é se enxergar e se reconhecer cacheada. É uma grande satisfação quando vejo a naturalidade sendo valorizada”, fala.
Segundo a profissional, a procura por penteados nos cachos naturais de noivas aumentou significativamente nos últimos anos. Inclusive, o mercado de beleza tem investido cada vez mais nesse segmento. “Há cinco anos, não encontrávamos produtos nas prateleiras das lojas de cosméticos. Hoje, temos várias marcas nacionais para as cacheadas. Eu, como profissional, fico muito feliz em ver os cachos tendo visibilidade”, celebra Leticia.
A lavagem dos fios enrolados, de acordo com a hair stylist, pode ser feita a cada três dias, para evitar embaraços. “Quem tem o cabelo cacheado não tem o couro cabeludo oleoso. Os caracóis não permitem que a oleosidade percorra a fibra”, justifica.
Leticia destaca que, após as atividades físicas, as pessoas devem lavar o cabelo porque a alcalinidade deixa a fibra mais ressecada. Ainda, o xampu deve ser sempre diluído e aplicado no couro cabeludo, o creme condicionador deve ser passado nos fios úmidos, as mechas devem ser desembaraçadas ainda com o produto e água quente jamais pode ser usada no banho.
Os óleos queridinhos de Leticia Cunha para cabelos cacheados são o óleo de abacate e o óleo de uva, pelo poder de absorção.
Confira os produtos que a expert recomenda:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.