Aprenda com Mel Robbins como acabar com a procrastinação em cinco segundos
Entenda a neurociência por trás do método da palestrante motivacional, faça você mesmo e veja resultados
atualizado
Compartilhar notícia
Procrastinação é um mal que atinge todas as áreas de nossas vidas. Entretanto, conseguimos descobrir um meio de lidar com esse problema e melhorar exponencialmente nossos ramos profissionais e emocionais, nos mantendo motivados a lutar pelos sonhos e alcançar objetivos e metas.
Idealizadora de um método bastante simples, mas poderosíssimo, Mel Robbins é um dos nomes mais pesquisados quando o assunto é motivação. A palestrante criou a Regra dos 5 Segundos, uma técnica eficaz para alcançar metas ou realizar compromissos.
Como é a Regra dos 5 Segundos
No momento em que você sentir que vai hesitar antes de fazer algo importante, deve contar regressivamente “5, 4, 3, 2, 1”, e, ao final, empurrar-se para mover e agir.
Segundo a palestrante, existe uma brecha entre o momento em que a pessoa tem um instinto de mudar e o instante em que a mente opta pela acomodação. Essa janela, conforme ela aborda, é de cinco segundos e existe para todos. Caso o indivíduo não aja, ficará estagnado e não mudará.
A Regra dos 5 Segundos é uma forma de impedir que a mente trabalhe contra a pessoa. O impulso dificulta que pensamentos e desculpas dominem o ser humano e o distraia da meta.
De acordo com o método, os instintos estão vinculados a um objetivo, espécie de impulsos que levam o indivíduo a fazer algo mesmo que não sinta vontade. “Nesses pequenos momentos de cinco segundos, essa sabedoria borbulha dentro de você”, assinala a idealizadora.
“Se você tiver o instinto de ligar para um amigo, faça isso. Você já sabe o quanto valoriza seus amigos. Quando você tiver aquele pressentimento de falar em uma reunião, deve agir de acordo. O mesmo acontece com qualquer instinto vinculado a uma meta”, informa Mel Robbins.
Entretanto, a coach destaca que o esforço é uma das chaves para a Regra dos 5 Segundos. “A regra é sobre forçar a si mesmo, mesmo quando você não quer. É sobre assumir o controle de sua própria vida, um empurrão de cada vez”, diz.
Outro fator essencial é o movimento físico. Mas não se engane! Não precisa pular ou fazer agachamentos, basta seguir a direção do seu instinto. “Se você não realizar nenhuma ação física dentro dos cinco segundos, seu cérebro matará o instinto. Você faz sua contagem regressiva. E então você vai. Você age”, instrui a criadora do método que viralizou.
A invenção de Mel Robbins a beneficiou de forma abundante. Ela usufruiu da técnica para lançar negócios, ficar em forma, curar a ansiedade, parar de procrastinar, beber menos, assumir riscos, ganhar dinheiro, ser uma mãe melhor, entre outros.
Confira a seguir um vídeo explicativo sobre a Regra dos 5 Segundos:
A ciência explica
Existe toda uma neurociência por trás do gatilho inventado por Mel Robbins. Segundo a idealizadora, a Regra dos 5 Segundos é uma forma de metacognição, ou seja, é um jeito de enganar o cérebro para atingir seus objetivos maiores.
A palestrante motivacional explica que, de acordo com uma pesquisa, 40% do nosso dia é gasto no piloto automático e, quando estamos nesse estado, operamos somente por hábito. Ela assegura ainda que, devido à natureza protetiva do nosso cérebro, nossos costumes não nos servem.
“Veja, seu cérebro quer protegê-lo. Ele quer mantê-lo seguro. Ele faz isso impedindo você de fazer qualquer coisa que pareça assustadora, difícil ou incerta. Portanto, nossos hábitos costumam fazer o que parece seguro e fácil. Nossos hábitos estão fazendo as mesmas coisas repetidamente. Estamos presos. E não estamos melhorando”, destaca.
Mel Robbins acrescenta que nos sentimos sem controle sobre nossas vidas e isso nos faz perder o funcionamento do córtex pré-frontal, parte do cérebro em que ocorrem tomadas de decisão, planejamento e ação para atingir objetivos. Esses processos foram estudados por Amy Arnsten, uma pesquisadora de Yale, e por cientistas da UC Boulder.
Para a desenvolvedora da regra, precisamos assumir o controle do córtex pré-frontal. Ao fazer a contagem regressiva do 5, 4, 3, 2, 1, tomamos uma ação deliberada. “A contagem regressiva empurra você para fora do piloto automático. E, quando você age, está exercendo controle e ativando seu córtex pré-frontal”, explica.
Ao realizarmos ações que nos dão o controle da nossa vida, ela mudará em todos os sentidos. Com o auxílio da regra, cultivamos o “locus interno de controle”, que é quando acreditamos que temos controle sobre nossos resultados e sucesso futuro.
A pesquisa mostra ainda que aqueles com um locus interno de controle são mais felizes, com melhor saúde, mais propensos a ter sucesso no trabalho e têm níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
Uma vez que testamos a técnica de Robins, a tendência é avançarmos graças ao impulso e alcançarmos o progresso. E pesquisas de Harvard demonstraram que fazer progresso, mesmo em pequenas proporções, é a chave para a produtividade e a felicidade.
Outra funcionalidade da Regra dos 5 Segundos é a troca de comportamentos negativos, como a alimentação compulsiva e não saudável, por algo positivo, em prol de criar novos padrões de comportamento, o que os pesquisadores chamam de Regra de Ouro dos Hábitos.
Fórmula de sucesso
De acordo com Mel Robbins, mais de 100 mil pessoas enviaram mensagens a ela contando a transformação que a Regra dos 5 Segundos causou na vida delas.
“Isso é legal. Fui bem-sucedido com isso. Muito obrigado”, escreveu um leitor no site da autora. “Bom, isso vai me motivar um pouco agora a estudar mais horas por dia”, disse outro.
O sucesso de Mel Robbins foi tremendo e ganhou até mesmo um livro, O Poder Dos 5 Segundos, disponível no site Amazon.
Sobre a especialista
Autora de best-sellers, coach, comentarista da CNN, palestrante motivacional e apresentadora de televisão, a americana Melanie Robbins – ou simplesmente Mel Robbins – é um dos nomes de mais sucesso no ramo. Além de ministrar no TEDx, ela também ficou conhecida por cobrir o julgamento de George Zimmerman pela CNN.
Em seu site oficial, Mel Robbins disponibiliza, em inglês, áudio books, vídeos sobre empoderamento e cursos on-line de mudança de vida.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.