15º Prêmio Engenho: Metrópoles leva troféu de Melhor Cobertura
A celebração ocorreu no Minas Hall e reuniu importantes nomes do jornalismo local
atualizado
Compartilhar notícia
O portal Metrópoles ganhou, pelo segundo ano seguido, o troféu de Melhor Cobertura de Brasília pelo Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia. Coube à presidente do júri, a ministra e chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Grace Mendonça, e ao ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, anunciarem os vencedores.
“Recebemos este prêmio em nome de uma equipe de mais de 200 profissionais, que se dedicam dia e noite em produzir conteúdo de qualidade sobre o Distrito Federal e o Brasil”, falou a diretora-executiva do grupo Metrópoles, Lilian Tahan.
O evento foi realizado nessa quinta-feira (22/11), no Minas Hall, Setor de Clubes Esportivos Norte, com a presença de mais de 700 convidados, repórteres, editores, empresários, ministros, jurados e patrocinadores do evento.
“A festa foi surpreendente. A melhor parte é saber que estamos contribuindo para fortalecer o jornalismo nestes tempos de fake news“, disse a coordenadora da premiação, Kátia Cubel.
Nesta edição, o corpo do júri foi composto pelo embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral; o professor do UniCEUB Bruno Nalon; o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana; a jurista do Senar/CNA Eliziane Carvalho; os ministros Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), e Wagner Rosário, da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União; e também pela ministra e chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Grace Mendonça.
A ministra Grace Mendonça considerou gratificante presidir o júri da 15ª edição do prêmio. “Foi uma honra muito grande ter a oportunidade de conhecer de forma mais profunda a riqueza e a diversidade dos profissionais de jornalismo que nós temos na capital”, avaliou.
A premiação contemplou oito categorias: Melhor Coluna, Melhor Cobertura Brasília, Melhor Veículo Impresso, Melhor Site, Melhor Programa de Rádio, Melhor Programa de TV, Melhor Apresentador de TV e Homenagens Especiais.
Antes do início da entrega dos troféus, três repórteres foram homenageados pela contribuição ao jornalismo brasileiro: Liana Sabo completa 50 anos de profissão em 2018; Valdo Cruz foi honrado como jornalista do ano; e o português Carlos Fino, pela reputação internacional. Fino deu o furo mundial do início da Guerra no Iraque.
Ao final da premiação, os convidados foram presenteados com o show da sambista Mart’nália. Foi a segunda vez que ela se apresentou no Prêmio Engenho de Comunicação. “Foi uma delícia!”, disse a cantora ao Metrópoles.
Confira os cliques:
Sérgio Amaral